Lições de vida e ética na Ciência garantem debates no segundo dia de FdC Digital

26 de novembro de 2021 - 17:42

A programação também teve espaço para arte, games, nanotecnologia e inovação

A força de vontade e o espírito empreendedor de Roberto Nogueira deram a tônica da palestra master “De Pereiro para o Mundo”, que finalizou a programação do segundo dia da Feira do Conhecimento Digital, nesta quinta-feira (25/11).

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, abriu a atividade e passou a palavra para o CEO da Brisanet, que conduziu sua palestra baseando-se em suas experiências pessoais e em seus passos iniciais na cidade-natal, Pereiro/CE. Roberto Nogueira relatou um pouco da sua trajetória até o leilão que consolidou a empresa como umas das gigantes de tecnologia, contempladas a fornecer o sistema 5G no País, ao lado de veteranas como Vivo e Claro.

Em sua fala, Nogueira reforçou que a Brisanet vai possibilitar, por preços acessíveis, o consumo desta nova tecnologia por classes menos favorecidas: nas capitais, começando pelas regiões periféricas, e no interior, nas regiões mais remotas.

“O 5G vai trazer essa entrega [de internet plena] para todas as classes, porque muitas tarefas são impossibilitadas para quem tem apenas planos de celular pré-pago”, destacou.


A principal obrigação da Brisanet com o domínio do lote regional de 3,5 Ghz será criar infraestrutura necessária e garantir o acesso a rede 5G em todos os municípios com menos de 30 mil habitantes nos nove estados nordestinos e ainda e em cidades do Centro-Oeste.

Bioética

A participação do professor Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), levantou questões acerca da bioética, ramo que reúne estudos sobre as influências morais e éticas na prática médica e na pesquisa científica. Surgida há menos de 50 anos, é um assunto relativamente novo, mas, mesmo assim, imprescindível.

Segundo Garrafa, “a bioética trabalha o conceito do pluralismo social e moral”, englobando todas as situações pelas quais o homem conhece o seu limite e as decisões deste próprio homem são respeitadas. Um exemplo está nas situações médicas, onde o paciente, em condições plenas, é quem delibera sobre o que fazer com o próprio corpo.

“As comunidades periféricas, minorias, animais e seres mais suscetíveis são os principais alvos de trabalho da Bioética, para que as condições e critérios éticos da vida sejam respeitados em sua plenitude”, destacou.

O professor da UnB reforçou ainda a necessidade da distribuição igualitária de alimentos, pois segundo ele, “o mundo não tem problemas com a produção e, sim, com a distribuição desigual”, sendo uma das obrigações da Bioética de fiscalizar o cenário que envolve as pesquisas, num trabalho incansável de estar atento ao que é correto no fazer da Ciência.

Metaverso e NFTs

Uma mesa virtual apresentou o tema “Metaverso, o que isso tem a ver com games?” e reuniu os convidados André Peixoto (advogado e Presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/CE), Tiago Guimarães (CEO da Bugaboo estúdio) e Izequiel Norões (professor e presidente da UCEG).

De acordo com Izequiel, o termo Metaverso criado pelo escritor Neal Stephenon, em seu romance de ficção cientifica “Snow Crash” (Nevasca), de 1992, ganhou visibilidade com a apresentação do novo nome da empresa Facebook, que passou a ser chamada de META. “Basicamente, é o conceito de universo digital compartilhado e com experiências variadas, totalmente imersivas, interativas e muito realistas”.

Os debatedores afirmaram que esse novo contexto pode implicar em mudanças nas empresas e nas pessoas, impactando na internet atual e principalmente no meio que interagimos. Já nos games, isso cria novas maneiras de usar elementos, peças, personagens e os jogadores terão recursos que podem mudar muito do que se conhece nos jogos hoje.

“Atualmente, alguns jogos já sinalizam o uso desses conceitos e temos alguns exemplos relacionados, como o simulador Second Life, seu sucessor, o Sansar, e os elementos e mundos criados no Roblox e, claro, as festas e a forma social de interação que Epic Games tem utilizado em seu Fortnite, com apresentações de grandes estrelas musicais em eventos dentro do game”, finalizou Izequiel.

Arte e tecnologia também tiveram espaço na 5ª edição da Feira do Conhecimento Digital, com uma discussão sobre NFTs (sigla em inglês para “tokens não fungíveis”). O curador da Galeria Binária, Gustavo Martes, mostrou de que forma esses materiais digitais únicos, como fotos ou pinturas, podem adquirir certificado de propriedade e serem considerados exclusivos para comercialização.

O palestrante abordou a tecnologia do momento, esclarecendo sobre certificados de autenticidade online de produtos, inserindo no contexto os Bitcoins e as Criptomoedas, explicando sobre tecnologias que certificam produtos online através de códigos binários.

Grafeno e Nanotecnologia

Um dos maiores especialistas em grafeno do País, Eunézio “Thoroh” de Souza foi o convidado para liderar a palestra virtual “Grafeno: revolução da Nanotecnologia”. O físico, cantor lírico e professor da Mackenzie defendeu a capacidade revolucionária do material, com características, segundo ele, “extraordinárias”.

Thoroh apresentou toda as variáveis positivas do grafeno, que possui condutividade elétrica melhor que qualquer outro material e é o mais fino e leve já conhecido. “O grafeno tem a promessa de trazer uma nova revolução industrial, fundada em nanomateriais”.

Fundamentado na lista de materiais que mudaram o mundo no passado, como o aço, o alumínio, o plástico e o silício, o professor afirmou que o grafeno (200 vezes mais que o aço) e, consequentemente, os nanomateriais desenvolvidos a partir dele, são a promessa do presente e do futuro.

Conhecido como o “Vozeirão do Grafeno”, o pesquisador deu uma “palhinha” mostrando todo o seu talento como cantor lírico. Participaram do debate a pesquisadora Fábia Karine Andrade, professora do Departamento de Engenharia Química da UFC e e sócia-proprietária da empresa de biomateriais Biomtec; o professor Heriberto Nascimento, do Departamento de Engenharia Têxtil da UFRN; e a pesquisadora Janaína Sobreira, supervisora da Gerência de Materiais do Nutec e responsável por projetos nanotecnológicos e de inovação industrial voltados ao grafeno.

Outro destaque da programação da FdC Digital foi Darlan Cândido, cearense de Quixeramobim que hoje reside em Oxford, no Reino Unido. O cientista é integrante do grupo de pesquisadores que sequenciou, em 48 horas, o genoma do Coronavírus. Cândido esteve na programação da FdC Digital com a palestra “O ‘DNA’ do Coronavírus”.

Mais atividades

Durante todo o segundo dia de FdC Digital, foram realizadas atividades envolvendo universo científico e tecnológico, incluindo games, inovação e empreendedorismo. “A transformação dos negócios na Era Digital” foi o tema da palestra de Aderaldo Guedes (Grendene); “Tecnologia e Saúde”, trouxe o representante da Fiocruz Marco Krieger; “Inovação no Setor Público” reuniu Antonio Gomes (UFC), José Macedo (Cientista-chefe de Transformação Digital) e Jorge Soares (Diretor de Inovação/Funcap).



Durante o segundo dia de evento também ocorreu a grande final do #BoraJogar – 1º Campeonato de FreeFire da FdC Digital e ainda um debate sobre “Qual o valor da Ciência”, reunindo cinco mulheres representantes das maiores entidades estudantis brasileiras.

Como participar da FdC Digital

A 5ª edição da Feira do Conhecimento Digital começou quarta-feira (24/11) e vai até sexta-feira (26/11) com programação 100% online e gratuita. Para participar, os interessados devem se inscrever no site www.feiradoconhecimento.com.br. O evento é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com patrocínio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).