FdC Digital: dirigentes estudantis debatem sobre o valor da Ciência

25 de novembro de 2021 - 16:23

Estiveram na mesa mulheres que compõem as presidências da UNE, UBES, UEE e ANPG

“Quanto Vale a Ciência?” foi o questionamento da mesa-redonda que reuniu cinco mulheres representantes de entidades reconhecidas pela luta por democracia e pelo acesso universal ao conhecimento. O debate aconteceu nesta quinta-feira (25/11), abrindo a programação do segundo dia da Feira do Conhecimento Digital.

Participaram da mesa a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG),Flávia Calé; a vice-presidente regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jade Beatriz; a presidente da União Estadual dos Estudantes do Ceará (UEE-CE), Yara Larissa; e a vice-presidente, pelo Ceará, da União Nacional dos Estudantes (UNE-CE), Amanda Maciel.

Nos discursos, as dirigentes defenderam a volta dos investimentos federais em Ciência e Tecnologia, com o consequente retorno na oferta de bolsas acadêmicas por entidades como o CNPq – com os devidos reajustes -, além da recomposição orçamentária para o setor no próximo ano.

Dentro do debate, Flávia Calé afirmou que a soberania no século XXI está diretamente ligada a países que possuem autonomia científica e tecnológica e que se estruturam para um desenvolvimento que coloca a Ciência num lugar de transversalidade.

“No cenário atual, o Brasil está em uma condição de subalternidade, de consumidor de tecnologia e não de produtor, dentro dessa reestruturação geopolítica. A condição do ‘Brasil-colonial’ está sendo renovada em pleno século XXI, a partir das políticas do governo federal”, destacou a presidente da ANPG.

Bruna Brelaz afirmou que a Ciência não pode deixar o obscurantismo ocupar a linha de frente nos debates e defendeu, ainda, a presença de mais mulheres na pesquisa. A presidente da UNE agradeceu o convite para participar da FdC Digital e ressaltou o trabalho do secretário da Secitece, Inácio Arruda, que tem proporcionado a estudantes mais carentes o acesso ao conhecimento científico e tecnológico.

Como participar da FdC Digital

A 5ª edição da Feira do Conhecimento Digital vai até sexta-feira (26/11) com programação 100% online e gratuita. Para participar, os interessados devem se inscrever no site www.feiradoconhecimento.com.br. O evento é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com patrocínio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Serviço:
Feira do Conhecimento Digital 2021 (FdC)
Dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021
Evento 100% virtual e gratuito
Inscrições e programação completa em www.feiradoconhecimento.com.br
Realização: Governo do Ceará/Secitece