Último dia de FdC é marcado pelo espetáculo Ciência em Show e diversas premiações

4 de dezembro de 2023 - 10:33

Ceará Awards, Torneio de Robótica, competições de e-Sports e Desafio Empreendedor foram destaque no sábado (2/12)

Com três dias intensos de programação, a Feira do Conhecimento chegou ao fim no último sábado (02/12) premiando alunos, professores e demais profissionais ligados à inovação e tecnologia no Ceará. Além do “Ceará Awards”, o evento também divulgou os resultados de competições que aconteceram durante a feira, como o Torneio de Robótica, as disputas de esportes eletrônicos (e-Sports) e o Desafio Empreendedor.

Entre as premiações mais esperadas pelo ecossistema de inovação cearense, a segunda edição do Ceará Awards reconheceu os inovadores que trabalham para impulsionar os resultados econômicos e sociais do estado. Com apresentação de Falcão, a iniciativa organizada pelo programa Corredores Digitais, hub de inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), premiou 13 atores de inovação, sendo eles:

INOVE – UFC QUIXADÁ (Ambiente de Inovação); Maciço Valley (Comunidade Destaque); Instituto Atlântico (Empresa Inovadora); Bárbara Bezerra (Heroí­na do Ano); CENOPS UFC (Iniciativa Destaque); Ticiana Rolim (Investidora do Ano); Thiago Amarante (Mentor Cearense); João Justo (Mentor Nacional); Mônica Fernandes (Mentora do Ano); Meu Eco (Startup Destaque); Inovenow (Startup do Ano); José Milton de Sousa Filho (Professor Empreendedor); e Universidade Federal do Ceará (Universidade do Ano).

“O Ceará Awards tem um carinho muito grande da Secitece porque é a oportunidade que temos de homenagear todos os profissionais que se dedicam, ao longo de todo o ano, para impulsionar nossa economia através de negócios inovadores, tecnológicos e criativos que trazem mudanças significativas para os cearenses. Esperamos, a cada nova edição, fortalecer esse ecossistema e seguir trabalhando juntos para apresentar tudo o que o nosso estado tem a oferecer”, destacou Sandra Monteiro, secretária da Secitece.

Ciência em Show

Outra grande atração nesta sétima edição da FdC foi o “Ciência em Show”, grupo formado pelos cientistas Ana Teresa Ralston, Daniel Angelo e Gerson Julião, que transmite a ciência através de experiências que engajam o público presente. Na tarde do sábado (2/12), eles ficaram responsáveis por apresentar esses temas científicos de forma atrativa e descomplicada, cativando a atenção de crianças, jovens e adultos conquistados pelo espetáculo.

Outras premiações

Na Arena do Conhecimento também foram premiados alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior de instituições públicas e particulares que participaram do Torneio de Robótica. Ao todo foram contempladas quatro categorias: seguidor de linha; seguidor de linha com obstáculos (nível 1); seguidor de linha com obstáculos (nível 2); e guerra de robôs com estoura bola.

Os vencedores de cada categoria foram:

Seguidor de Linha: 1º lugar – Gambiarra Fex; 2º lugar – Em Busca da Linha; 3º lugar – Phoenix.

Seguidor de Linha com Obstáculo (Nível 1): 1º lugar – Os Programados; 2º lugar – Turing Kids; 3º lugar – Cartesius 2.

Seguidor de Linha com Obstáculo (Nível 2): 1º lugar – Herbie Canindeense; 2º lugar – Bitbots; 3º lugar – Lego Pecém.

Estoura Bola: 1º lugar – Firecombat; 2º lugar – Robotic Fire; 3º Turing Kids.

Já na Arena Games, a União Cearense de Gamers (UCEG), com apoio da da Studio Games, também promoveu um campeonato de jogos eletrônicos que movimentou o público visitante. Com seis categorias, o campeonato também premiou os vencedores dos jogos LOL, Valorant e Street Fighter.

O sábado também marcou o resultado do Desafio Empreendedor, que em parceria com a UP Business Game, premiou com assistentes virtuais “Alexas”, doadas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), as melhores equipes que criaram e gerenciaram empresas lucrativas a partir do simulador. Confira o nome dos vencedores:

1° lugar: Vitoria Maria Perdigão Moura Ferreira e Ana Elisa Passarela

2º lugar: Letícia Milena Freitas Silva

Sobre a Feira do Conhecimento

Abordando temas como startups, games, metaverso, robótica, astronomia, cultura maker, entre outros, a FdC aconteceu de 30/11 a 2/12, no Centro de Eventos do Ceará. A realização é do Governo do Ceará/Secitece e contou com o patrocínio master da Brisanet, Banco do Nordeste e Sistema FIEC, por meio do Sesi e Senai; patrocínio mega da Funcap, Fecomércio/Sesc, Studio Games e Zeiss; e patrocínio top da Pixels, Supera, Super Geeks e Unifametro.