CENTEC

CVT

A partir dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT)), o Instituto Centec oferece cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores em diversas áreas, com foco nas demandas de cada região. Além disso, são oferecidas capacitação para professores de escolas públicas, consultorias, assistência técnica e outras modalidades de extensão. Os CVTs são reconhecidos nacionalmente como referência pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e são ambientes que proporcionam educação profissional, extensão tecnológica e inovação.

CVTEC

Os Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) em Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante oferecem cursos gratuitos de educação profissional técnica de nível médio como também formação continuada de trabalhadores e da assistência aos produtores. A forma de acesso aos cursos ocorre por processo seletivo em uma prova única de conhecimentos gerais.

FATEC

As Faculdades de Tecnologia Centec (FATEC), nas cidades de Juazeiro do Norte (Fatec Cariri) e em Quixeramobim (Fatec Sertão Central) oferecem, gratuitamente, cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e pós-graduação Latu Sensu assim como projetos de pesquisas. As duas FATECs são credenciadas ao Ministério da Educação (MEC). A forma de acesso aos cursos superiores de tecnologia ocorre por meio de Vestibular, em uma prova única de conhecimentos gerais e redação.

PISD

O Programa de Inclusão Sociodigital (PISD) é uma capacitação profissional que oferece uma coletânea de conhecimentos necessários ao profissional do século XXI: tecnologia da informação, marketing pessoal, relações interpessoais, arte e design, atendimento e comunicação, competências administrativas e inglês, que totalizam 280 horas aula. O PISD acontece em oito CVTs e ainda oferece vivência em projetos sociais e disponibiliza material didático e lanche para os alunos.

#PARTIUEMPREENDER

O #PartiuEmpreender é um programa do Centec que tem o objetivo de desenvolver o potencial empreendedor dos participantes e estimular a criação de negócios inovadores. A ação acontece em 16 municípios cearenses nas unidades do Centec. Após uma longa jornada com 1.640 horas de qualificação por meio de oficinas, palestras e treinamentos, 15 propostas foram escolhidas para participar do processo de incubação, com consultorias personalizadas para o desenvolvimento de novos negócios.