Secitece

FEIRA DO CONHECIMENTO

Promovida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Instituto Centec, a Feira do Conhecimento teve sua primeira edição em 2017. O evento é voltado para jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e gestores.

CORREDORES DIGITAIS

Considerado o maior programa de desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará, o Corredores Digitais é um programa integrado de capacitação, mentoria, networking e prêmios, realizado pela Secitece, em parceria com o Centec, para pessoas que objetivam transformar suas ideias, pesquisas, invenções ou negócios em estágio pré-operacional em modelos de negócios inovadores, competitivos, lucrativos e socialmente responsáveis.

CEARÁ FAZ CIÊNCIA

Criado em 2012, o Ceará Faz Ciência é uma mostra e feira científica realizada de forma itinerante com o objetivo de incentivar a pesquisa científica em crianças e adolescentes. Todos os anos é definida uma temática para nortear o desenvolvimento dos trabalhos, acompanhado o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações.

CRIARCE

O CriarCE é ambiente de inovação e empreendedorismo destinado a apoiar projetos e startups baseadas em soluções de hardware impulsionando seu desenvolvimento e entrada no mercado. Em seu ambiente o CriarCE oferece uma infraestrutura física para o desenvolvimento desses hardwares através de seus laboratórios de prototipagem e ambientes de negócios.

UTD

A Universidade do Trabalho Digital – UTD é uma iniciativa da Secitece, em parceria com Instituto Centec, que oferece formação gratuita para os cearenses, acima de 16 anos, por meio de cursos de iniciação digital e de formação avançada nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O objetivo é melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas, promovendo o desenvolvimento sustentável do Estado e facilitando a inserção no mercado de trabalho.

CIÊNCIA ITINERANTE

O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa do Programa de Popularização da Ciência da Secitece que tem como objetivo levar o conhecimento científico aos quatro cantos do Ceará. Em um ônibus-laboratório totalmente equipado e climatizado, monitores de diversas áreas do conhecimento – Química, Física, Biologia, TIC, Robótica, Energias Renováveis e Geografia, realizam experimentos que aliam a ciência com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto dos expectadores pela investigação científica.

TECNOVA

O Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova) é uma iniciativa do Governo Federal, através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). No Ceará, o Tecnova-CE é coordenado e executado pela Secitece e co-executado pela Fundação Astef, Rede de Incubadoras do Ceará e Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

INTERCAJU

O projeto Intercaju beneficia mais de 1500 moradores de comunidades dos Vales do Curu e Aracatiaçu, no Ceará. A iniciativa estimula a transferência de tecnologia entre os diversos elos das cadeias do caju e da apicultura, contribuindo para o aumento de renda e melhoria da qualidade de vida de produtores em 13 comunidades nos municípios de Amontada, Barreira, Bela Cruz, Cruz, Itapipoca, Itarema, Trairi e Tururu.

CTMC

O Centro de Tecnologia Mineral do Cariri (CTMC), localizado em Nova Olinda é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secitece, para transferir tecnologia aos produtores de mineração, através de qualificação por meio de oficinas, seminários e cursos, conferindo maior competitividade à Pedra Cariri proveniente das jazidas de Nova Olinda e Santana do Cariri. O CTMC é uma ferramenta importante para fomentar o desenvolvimento econômico e social na região. A ideia é agregar valor à Pedra Cariri, reduzindo perdas e viabilizando o desenvolvimento de novos produtos, como artesanatos e artefatos minerais.

POLOS UAB-CE

A Universidade Aberta do Brasil é responsável pela formação superior a distância, com oferta principal de cursos voltada aos docentes do ensino básico. O Ceará conta hoje com 36 polos da UAB espalhadas em 34 municípios, sendo nove unidades de responsabilidade do Governo do Ceará, por meio da Secitece.