Empreendedorismo, Ceará Faz Ciência e inovações sociais são destaque no 2º dia da FdC

2 de dezembro de 2023 - 14:24


Iniciativas para desenvolvimento econômico e social do estado foram apresentadas durante o evento

A sexta-feira (1º/12) foi movimentada no Centro de Eventos do Ceará com o segundo dia da Feira do Conhecimento, que reuniu alunos, professores, empreendedores e investidores vinculados às áreas de tecnologia e inovação.

Entre os destaques do dia esteve o Conexão & Capital. Com o objetivo de aprofundar a compreensão do cenário de Venture Capital no Ceará, o evento promoveu conexões estratégicas entre os agentes desse setor. Durante o encontro, representantes de startups subiram ao palco Conexão para apresentarem seus negócios a possíveis investidores.

A banca avaliadora foi formada por Julia Camargo, Juliana Pascowitch, Eduardo Gaspar e Andreia Cardoso. Em sua fala, Juliana destacou a importância do crédito para impulsionar negócios. “O crédito pode ser um alavancador de sonhar. Tomar crédito pode ser muito saudável para a empresa e ajudá-la a crescer mais rápido”, pontuou.

Para Júlia Barreto, representante da startup Compartilha, a experiência de participar do Conexão & Capital foi significativa. “Foi muito rico ter a oportunidade de compartilhar o nosso negócio e um pouco da nossa história para os investidores que estiveram na Feira do Conhecimento”, compartilhou.

As atividades do palco Conexão foram realizadas pelo Governo do Estado em parceria com Corredores Digitais, NINNA Hub e Instituto Atlântico.

Empreendedorismo

Na Arena Conhecimento, José Felipe Carneiro, da Ambev, palestrou sobre “Sede de Vencer”, compartilhando insights sobre empreendedorismo e persistência. Em sua fala, o empresário também pontuou os desafios inevitáveis da jornada empreendedora.

“Abri mais de 50 empresas que não deram certo, sou colecionador de fracassos. Pouco a gente fala do processo, da jornada e é necessário. Existem algumas coisas em comum entre pessoas, empresas e sucesso: saúde, alegria de saber lidar com fracassos e trabalho duro”, destacou José Felipe.

Ceará Faz Ciência

No segundo dia da FdC também foram escolhidos os vencedores do Ceará Faz Ciência, mostra científica, realizada com o objetivo de incentivar a pesquisa para estudantes dos ensinos fundamental e médio. Os alunos e professores dos projetos premiados receberão bolsa do CNPq para continuarem o desenvolvimento das pesquisas.

5ª Mostra de Tecnologias Sociais

Os visitantes da Feira do Conhecimento também tiveram a oportunidade de conhecer tecnologias sociais que são desenvolvidas no Ceará, a exemplo dos projetos BrailleBoard e NoteBraille, iniciativas do Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação do IFCE (LAPADA), voltadas para auxiliar pessoas com deficiência visual.

O BrailleBoard é um quadro de mensagens que promove a inclusão social de pessoas cegas por meio de uma fonte que mistura escrita à tinta e braille. A tecnologia permite a troca de mensagens entre pessoas com visão e cegas, sem que uma conheça a escrita da outra.

Já o NoteBraille é um caderno digital que permite pessoas cegas escreverem textos em Braille e carregarem esses textos para computadores, smartphones ou tablets.

Paulo Victor, estudante de Engenharia no IFCE, comentou sobre o impacto que os projetos trazem para a inclusão. “A gente consegue perceber toda a mudança que traz para a vida de uma pessoa com deficiência visual, eles passam a vivenciar melhor cada circunstância. No caso da impressora, ele já existe no mercado, mas queremos fazer com que ela seja de baixo custo, sendo mais acessível.”

De acordo com o curador da Mostra de Tecnologias Sociais, professor Edilson Rocha, um dos objetivos da exposição é quebrar o paradigma de que engenheiros, especialistas da Ciência da Computação e cientistas, em geral, são pessoas frias e calculistas.

“Os visitantes da FdC estão vendo o quão podem ser apaixonados os pesquisadores dessas áreas, que realizam um trabalho em prol de uma população ainda, infelizmente, marginalizada, tais como idosos e pessoas com deficiência”.

Participam da mostra pesquisadores e alunos da Unifor, UFC e IFCE, além de startups. O espaço da exposição é o maior desde a sua primeira edição, compreendendo o tamanho de 90m².

Prêmio “Olhar para o Futuro”

Como parte da programação, o Iris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, realizou a entrega do Prêmio “Olhar para o Futuro”. O troféu, feito de carnaúba, foi esculpido pelo artesão jardineiro do Palácio da Abolição, Eduardo Ângelo.

“O prêmio foi uma forma que encontramos para enaltecer as iniciativas que passaram pelo nosso laboratório, se destacaram, evoluíram a metodologia que aplicamos e conseguiram alcançar um grande público implantando a linguagem simples, a experiência do usuário, o design editorial. “, explicou Karine Gurgel, coordenadora Geral do Iris.

Receberam os troféus as iniciativas de inovação com o foco em linguagem simples da Secretaria de Proteção Social, Secretaria de Cultura, Tribunal de Contas do Estado e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

“Quando a procuradoria buscou o Iris, a gente queria simplificar nossas cartas, nossas comunicações, os documentos destinados aos contribuintes e cidadãos. Hoje somos referência, graças ao trabalho realizado junto com o Iris.”, destacou Joanna Araújo, procuradora da Fazenda Nacional, que recebeu o troféu.

Sobre a Feira do Conhecimento

Abordando temas como startups, games, metaverso, robótica, astronomia, cultura maker, entre outros, a FdC é uma realização do Governo do Ceará/Secitece e conta com o patrocínio master da Brisanet, Banco do Nordeste e Sistema FIEC, por meio do Sesi e Senai; patrocínio mega da Funcap, Fecomércio/Sesc, Studio Games e Zeiss; e patrocínio top da Pixels, Supera, Super Geeks e Unifametro.