FUNCAP

 

PROGRAMAS DE AUXÍLIO

 

PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA – PRONEX

O Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex), desenvolvido pela Diretoria Científica da Funcap, apoia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para auxílio financeiro a projetos, apoiando a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino superior e/ou de pesquisa. O objetivo é oferecer suporte a grupos de pesquisa consolidados e de qualidade científica comprovada pela produção e titulação de seus componentes em quaisquer áreas do conhecimento.

PROGRAMA DE PESQUISA PARA O SUS – PPSUS

O Programa de Pesquisa para o SUS – PPSUS, desenvolvido pela Diretoria Científica da Funcap, apoia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relacionadas a área da saúde, desenvolvidas em instituições de ensino superior e/ou de pesquisa no estado do Ceará. O financiamento dos projetos de pesquisa é realizado através de convênio estabelecido entre FUNCAP, CNPq e Ministério da Saúde. Os projetos do PPSUS podem ter vigência de até 24 meses e incluem a possibilidade de concessão de bolsas de modalidades voltadas para o grau de instrução dos beneficiados.

PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS EMERGENTES – PRONEM

Desenvolvido pela Diretoria Científica da Funcap, o Pronem visa apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos de grupos de pesquisa emergentes em conformidade com as condições estabelecidas em edital. Os grupos devem ser formados por pesquisadores com destaque na sua área de conhecimento e com experiência na coordenação de projetos, de modo a induzir a formação de novos núcleos de excelência em pesquisa no Ceará.

PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – INOVAFIT

O Inovafit promove o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores, novos ou significativamente aprimorados para o mercado local, nacional ou internacional, por meio da modalidade subvenção econômica (concessão de recursos não reembolsáveis). O programa é coordenado pela Diretoria de Inovação da Funcap.

PROGRAMA CIENTISTA CHEFE

O programa Cientista Chefe, criado pela Diretoria de Inovação da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores passam a trabalhar nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

PROGRAMA CENTELHA

Executado no Ceará pela Funcap, por meio de sua Diretoria de Inovação, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Ceará. O programa visa fornecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
   

PROGRAMAS DE BOLSAS

   

BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA, ESTÍMULO À INTERIORIZAÇÃO E À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – BPI

Por meio da Bolsa BPI, a Funcap promove a atração e a fixação de pesquisadores doutores com boa produtividade científica em desenvolvimento tecnológico e inovação para atuação em Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa localizadas em municípios do interior do Ceará, para contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico do Estado, através da interiorização do desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

BOLSA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA – MESTRADO E DOUTORADO

O programa de Bolsas de Formação Acadêmica nas modalidades Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico tem por objetivo fortalecer o ensino de pós-graduação no Ceará, na sua quantidade, diversidade e, sobretudo, qualidade, visando prover o Estado de recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e inovação, contribuindo para o seu desenvolvimento social e econômico. As bolsas são concedidas pela Funcap, por meio de sua Diretoria Científica, sob a forma de quotas institucionais de bolsas aos Programas de Pós-Graduação.

BOLSA UNIVERSITÁRIO – PROGRAMA AVANCE

Iniciativa do Governo do Ceará, através da Funcap e da Secretaria de Educação (Seduc), o Programa Avance — Bolsa Universitário tem por finalidade melhorar as condições de acesso à universidade de alunos em situação de vulnerabilidade econômica que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas da rede estadual do Ceará e ingressaram no ensino superior nos anos de 2018 ou 2019. Financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), o Avance prevê a concessão de 2 mil bolsas (sendo 20% para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência) no valor de R$ 468,50 durante 12 meses.

BOLSA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – BIT

A Bolsa de Inovação Tecnológica (BIT) viabiliza a atuação de pesquisadores da área de ciência e inovação em políticas públicas, assumindo a tarefa de buscar a melhor resposta que a ciência possa oferecer à atividade e/ou problemática da sua área de atuação. As bolsas são concedidas pela Funcap, por meio de sua Diretoria de Inovação.

BOLSA DE TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA – BTT

A Bolsa de Transferência Tecnológica (BTT) busca viabilizar a atuação de profissionais de nível superior ou médio em projetos que promovam a transferência e a assimilação do conhecimento e a introdução da inovação no setor empresarial e nas políticas públicas. As bolsas são concedidas pela Funcap, por meio de sua Diretoria de Inovação.