Criatividade, tecnologia e inovação são temas no 1º dia de Feira do Conhecimento

1 de dezembro de 2023 - 14:39

Evento gratuito acontece até sábado (02) no Centro de Eventos do Ceará

Tornar a ciência acessível para todos e ser uma vitrine para as produções cearenses. Este é o objetivo da Feira do Conhecimento, evento promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que está popularizando não apenas a ciência, mas também tecnologia, inovação e negócios. A sétima edição da Feira acontece até o dia 02 de dezembro com mais de 60 horas de conteúdo gratuito.

No primeiro dia do evento (30/11), os participantes acompanharam diversas palestras e oficinas sobre temáticas como criatividade, tecnologia e inovação. No palco principal, o jornalista Zeca Camargo falou sobre “Criatividade além do limite” e ainda empolgou o público com uma curta apresentação como DJ.

“A gente tem que celebrar o que ainda é muito único nosso, a criatividade. A inventividade ainda é uma característica exclusivamente nossa. Quando você vive em uma sociedade onde tudo chega muito rápido, é muito raro a gente ter a curiosidade de buscar algo. Devemos ser curiosos”, pontuou Zeca.

Durante a solenidade de abertura, a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, destacou a importância da Feira do Conhecimento para o Ceará. “Eventos como esses e os resultados que nós temos de expansão e interiorização consolidam as políticas públicas de ciência, educação e tecnologia, entendendo que elas são essenciais para a formação dos cidadãos”, destacou.

Outras atrações

Com mais de 200 expositores, a Feira do Conhecimento é para quem busca entretenimento, networking, capacitação ou para quem adora competir em atividades como o campeonato de jogos eletrônicos e o Desafio Empreendedor. A Feira ainda possui seis arenas: Metagames, Robótica, Pop, E-sports, Drones e Conexão.

O segundo dia do evento segue com exposições, mostras de trabalhos, rodadas de investimento, palestras e oficinas. José Felipe Carneiro, da Ambev, assume o palco principal com a palestra “Sede de Vencer”, às 19h.

Confira programação desta sexta (1º/12):

14h30 – LGPD no setor público: era dos dados e responsabilidade com as pessoas, com Lorena Damascena, Marcos Almeida e João Araújo Neto- Arena do Conhecimento 1

14h30 – Painel: Como a saúde digital pode melhorar a atenção à saúde?, com Ivana Cristina Barreto, Galba Moita e José Xavier – Arena do Conhecimento 2

14h30 – Transformação Digital: blockchain, mercados e sociedade, com Leonardo Cavalcante – Arena do Conhecimento 3

15h15 – A transição energética e o Hidrogênio Verde, com Jurandir Picanço e Expedito Parente Jr – Arena do Conhecimento 3

15h30 – Painel- Compras públicas de inovação, com Jerffeson Teixeira de Souza, Raimir Holanda e André Filipe Dummar – Arena do Conhecimento 1

15h30 – Huawei ICT Academy e a tecnologia como ferramenta de inclusão social, com Ana Beatriz Araujo Leite e Brendha Muniz Canafistula Tôrres – Palco Pop

15h30 – Monetização nos Jogos Digitais, com Guilherme Cito de Andrade – Palco TEC

16h – Conectando Bits e Moléculas: o papel transformador da Inteligência Artificial na ciência dos biofármacos, Geraldo Sartori – Arena do Conhecimento 2

16h – Quero uma chance: do potencial à excelência em TIC, com Wamberg Oliveira, Wally Menezes e Paulo André Holanda – Arena do Conhecimento 3

16h – Quem é quem em um laboratório de inovação?, com Cristina Yolanda Carneiro da Cunha e Filipe Sousa Costa – Estande Iris Lab Gov

16h30 – Painel – Linguagem Simples: aproximando governo das cidadãs e cidadãos, com Paulo Alcântara, Joseane Aparecida Corrêa, Joana Araújo e Mônica Saraiva
– Arena do Conhecimento 1

16h30 – O futuro do ensino na microscopia digital, com João Loyola – Palco Pop

16h30 – Entre trabalho e diversão…Como eu escolhi criar um coworking geek?, com Vicente Queiroz – Palco TEC

17h – Cultura da Inovação: o exemplo da Amazon, com Rubem Paulo Torri Saldanha – Arena do Conhecimento 3

17h30 – Troféu Olhar do Futuro Íris 4 anos – Arena do Conhecimento 1

17h30 – Ciências, Saúde e meio ambiente nas escolas: aprendizagem baseada em projetos, com Cristina Araripe – Arena do Conhecimento 2

17h30 – Premiação Ceará Faz Ciência + Premiação Pólos UAB – Palco Pop

17h30 – O Mercado de Games e a IA,com Izequiel Norões – Palco TEC

17h45 – Os novos rumos do Brasil para a CT&I, com Inácio Arruda – Arena do Conhecimento 3

19h- Sede de Vencer, com José Felipe Carneiro – Arena do Conhecimento

Sobre a Feira do Conhecimento

A sétima edição da Feira do Conhecimento (FdC) acontecerá de 30/11 a 02/12, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, reunindo programação gratuita de palestras, oficinas e atividades que totalizam mais de 60 horas de conteúdo. Serão abordados temas como startups, games, metaverso, robótica, astronomia, cultura maker, entre outros.

A FdC é uma realização do Governo do Ceará/Secitece e conta com o patrocínio master da Brisanet, Banco do Nordeste e Sistema FIEC, por meio do Sesi e Senai; patrocínio mega da Funcap, Fecomércio/Sesc, Studio Games e Zeiss; e patrocínio top da Pixels, Supera, Super Geeks e Unifametro.

Serviço:
Criatividade, tecnologia e inovação são temas no primeiro dia de Feira do Conhecimento
Data: de 30/11 a 02/12, no Centro de Eventos do Ceará
Inscrições gratuitas em: www.feiradoconhecimento.com.br