I Simpósio de Haff reúne especialistas do Brasil e do exterior na FdC 2022

8 de novembro de 2022 - 10:41


Evento proporcionou um debate multidisciplinar sobre estudos acerca da “Doença da Urina Preta”

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) promoveu, no dia 4/11, o I Simpósio Nacional de Haff. O evento integrou a Feira do Conhecimento (FdC) 2022 e reuniu pesquisadores das áreas de medicina, medicina veterinária, química, alimentos e toxinas para debater os principais estudos acerca da Rabdomiólise ou “Doença da Urina Preta”. A iniciativa partiu da observância do aumento de casos da enfermidade no Brasil.

A programação do simpósio contou com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos em formato presencial e on-line para um público de mais de 500 pessoas. Foram registradas inscrições em 25 estados brasileiros e em mais de 50 municípios cearenses.

O evento conquistou o reconhecimento internacional da One Health por estar alinhado aos preceitos da iniciativa, que preconiza um olhar sistêmico para a saúde através do equilíbrio humano, ambiental e animal. O I Simpósio de Haff figura hoje o rol dos eventos de Saúde Única do planeta.



A solenidade de abertura teve a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; do presidente do Nutec, Francisco Magalhães; da Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Maria Dias Cavalcante; da Pró-reitora de extensão da UFC, Professora Elizabeth de Francesco; da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Ricristhi Gonçalves e da pesquisadora do Nutec e idealizadora do evento, Crisiana Nobre.

“A importância do tema e a adesão do público ao I Simpósio de Haff mostrou a necessidade de realizar mais debates sobre o assunto e ampliar mais ainda a discussão sobre outras doenças associadas ao consumo de pescados. Eventos dessa natureza nos impulsionam a avançar em pesquisas e buscar soluções para as questões envolvendo essas patologias. Já estamos vislumbrando um próximo evento para 2023″, afirma Crisiana.

Doença de Haff
A Rabdomiólise constitui-se da destruição das fibras musculares do ser humano, com a liberação no sangue de compostos como a mioglobina, ocasionando mialgias, comprometimento renal, outros sintomas e, em casos extremos, a morte.

Com o aumento dos casos da doença no Ceará, o Governo do Estado oficializou a criação de um grupo de trabalho coordenado pelo Nutec através do decreto Nº 34.706, de 28 de abril de 2022. O grupo conta com pesquisadores, professores e representantes de órgãos municipais, estaduais e federais ligados à áreas de saúde, meio ambiente e alimentos.

Conteúdo
Todo o conteúdo do I Simpósio Nacional de Haff está disponível no canal do Nutec no Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=-PrHy52rlW0&t=1s

Para conhecer os palestrantes ou enviar uma mensagem, acesse: http://simposiohaff.nutec.ce.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nutec