Da caça aos asteroides à paixão por Astronomia: meninas-cientistas encerram a FdC Digital

27 de novembro de 2021 - 10:01

Em palestra master, Nicolinha e Larittrix contaram sua experiência no programa da Nasa/MCTI

A atração de encerramento da Feira do Conhecimento, na noite desta sexta-feira (26/11), despertou encanto e curiosidade dos espectadores pelo tema Astronomia, ainda mais com as participações especiais de duas cientistas-mirins nada convencionais, justamente pela pouca idade.

Nicole Oliveira, 8, e Larissa Paiva, 16, integraram a palestra master da noite, falando sobre o começo precoce dessa paixão pela Ciência e, mais precisamente, sobre como se interessaram em ser “caçadoras de asteroides”.

Com apresentação do secretário da Secitece, Inácio Arruda, mediação de Demerval Carneiro, do Planetário Rubens Azevedo, e participação de Silvana Copceski, do MCTI, as meninas explicaram como tudo começou, a partir de uma iniciativa do International Astronomical Search Collaboration (IASC/Nasa) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O programa Caca-Asteroides tem o objetivo de popularizar a Ciência entre cidadãos voluntários e conta com abrangência mundial.

Na conversa descontraída com Silvana e Demerval, as meninas puderam expor, com posturas e falas bem estruturadas, toda sua vontade de continuar seus estudos e impressionaram a audiência que, durante uma hora, conheceram o programa Caça-Asteroides e os projetos futuros de Nicolinha e Larissa.

Estrelas no lugar de bonecas

Nicolinha, como gosta de ser chamada, sempre preferiu estrelas a bonecas. Desde muito novinha, “amava observar o céu”. Hoje, a alagoana residente em Fortaleza é considerada a astrônoma amadora mais jovem do mundo. Quando conheceu o programa da Nasa/MCTI ficou logo interessada e, com apoio de seus familiares, ingressou na iniciativa.

A pequena já detectou trinta asteroides. As descobertas estão em análise pela agência espacial norte-americana e, caso sejam confirmadas, Nicole poderá entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a pessoa mais jovem a descobrir um asteroide.

Já Larissa começou a gostar de tudo que vinha do céu a partir de sua avó, quando o céu limpo da cidade Pires Ferreira/CE mostrou pela primeira vez as estrelas popularmente chamadas de “As Três Marias”.

Mais tarde, Larittrix (como é conhecida nas redes sociais por conta da estrela Bellatrix, da constelação de Órion, que passa em cima do Ceará: uma das três Marias) descobriu com mais profundidade que não eram apenas três estrelas e sim, uma constelação. Foi aí que passou a estudá-las, indo além, até que conheceu o programa Caça-Asteroides.

Notebook de presente

Com um notebook emprestado de um amigo, Larittrix realiza suas descobertas – mas só até o dia de sua participação na FdC Digital, já que a estudante ganhou, durante a palestra, o seu próprio equipamento: reconhecimento por todo esforço e dedicação da garota à Astronomia.

Sobre a FdC

Entre asteroides e meninas-cientistas, a FdC Digital teve seu encerramento envolvendo cada vez mais a “nova geração”, que já nasceu em um mundo tecnológico e que possui facilidade em aprender, mas, muitas vezes, lhe falta oportunidades. “A geração que quer mudar o futuro pode começar a partir de incentivos do poder público deste tipo, como a Feira do Conhecimento”, destaca o secretário da Secitece, Inácio Arruda.

A quinta edição da FdC Digital ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de novembro, reunindo mais de 10 mil participantes, que puderam acessar mais de 40 horas de conteúdo, 100% digital e gratuito. O evento foi uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secitece, e contou com o patrocínio da Fiocruz.