Educação disruptiva, empreendedorismo e tecnologia no primeiro dia de FdC Digital

25 de novembro de 2021 - 11:26

Programação do dia 24/11 contou com o Seminário Paulo Freire, o “Corredores Talks” e a palestra master de Débora Garofalo, 1ª brasileira indicada ao “Nobel da Educação”

Nesta quarta-feira (24/11) aconteceu o primeiro dia de atividades da 5ª edição da Feira do Conhecimento Digital, evento 100% online. O “Seminário Paulo Freire” abriu a programação oficial, com a palestra “Educação e Ciência como Prática de Liberdade”.

O debate aconteceu dentro da Arena Ciência e trouxe o professor Reinaldo Matias. O docente citou a fala de Paulo Freire em sua última entrevista, quando perguntado como queria ser lembrado: “Eu gostaria de ser lembrado como um sujeito que amou profundamente o mundo e as pessoas, os bichos, as árvores, as águas, a vida”. Reinaldo teve sua fala permeada pela humanidade de Paulo Freire e de seu legado como onda transformadora para a evolução do ser humano.

Participaram da atividade também as professoras Nereide Saviani, Elizabete Carlos, Sandra Gadelha e Ruth Cavalcante – esta última, citando “liberdade: ser livre é ser crítico” e a máxima de Paulo Freire de que não era teólogo, mas “enfeitiçado pela teologia”, por conta sua da influência de sua obra Pedagogia do Oprimido na Teologia da Libertação.

“Esperançar”

O verbo “esperançar” esteve em pauta durante o Seminário, seguindo o que dizia Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”.

A herança Freiriana foi bastante reforçada, a exemplo da fala da professora Rosane Zimmer, citando o educador: “Não sou se você não é. Não sou, sobretudo, se proíbo você de ser”, o que demonstra a vocação nata do homem que mudou a visão da educação para um modo mais humanizado, voltado à realidade do aluno.

Ainda no Seminário, mas com o tema Pedagogia do Oprimido e da Esperança, palestraram os professores Luiz Oswaldo Sant’Iago, Nelino Azevedo, Rosane Zimmer, Maria Kellynia Farias Alves, com a mediação do professor e coordenador de Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto. As atividades dessa programação especial pelo Centenário do educador foram finalizadas com a palestra: O Legado de Paulo Freire para o Brasil e para o mundo, com Cidoval Morais, João Batista Figueiredo, Amanda Myrella da Silva Gomes e Mônica Martins.

Educação Disruptiva

As novas soluções para a melhoria do aprendizado e a educação na era digital também foram debatidas na Feira do Conhecimento. A palestra “O uso das tecnologias digitais na formação leitora”, ficou por conta de Letícia Reina, gestora educacional da Árvore, plataforma de leitura digital que busca democratizar o acesso à leitura e formar novos leitores por todo o país.

Esteve à frente da palestra master com o tema Educação Disruptiva a professora Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”. A atividade foi, literalmente, uma aula de amor ao dom de ensinar.

Segundo Garofalo, as principais indagações a serem feitas para quem é educador são: O que é inovação? O que é educação 5.0? Como promover uma educação disruptiva? E como descomplicar o processo e inovação?

A docente, que figura entre os dez maiores professores do mundo, concluiu que os dois principais problemas vistos nas escolas, principalmente nas públicas, são a “evasão escolar” e a “defasagem do aprendizado por conta da pandemia”.

Garofalo criou os Centros de Inovação da Educação Básica Paulista, que visam democratizar o acesso à tecnologia e inovação aos estudantes da rede estadual paulista. Facilitar o acesso ao fomento do ensino da tecnologia, projetos e idealização da Cultura Maker, a robótica e a programação são as metas e objetivos desses centros.

A professora ensina robótica com sucata e quando perguntada sobre porque trocou a literatura pelas ciências ela responde: “Porque a tecnologia pode fazer diferença na vida desses meninos e meninas” e mandou também um lembrete: “O simples é o que funciona”.

Corredores Talks

Na Arena Empreendedorismo, a FdC Digital contou com a participação do Programa Corredores Digitais, maior desenvolvedor de negócios inovadores do Estado, por meio de palestras sobre empreendedorismo, gerenciamento, metodologias e tendência para os próximos anos.

Nesse dia de palestras, houve a abertura da edição 2021 do Programa Corredores Digitais, com o secretário da Secitece, Inácio Arruda, e a coordenadora da iniciativa, Gabriella Purcaru, seguido dos talks: “Jornada Empreendedora do perrengue ao crescimento”, com Clara Bidorini (Startup BD Manager na Amazon Web Services), Juliana Binatti (Founder & CPO na Pismo) e Sara Aragão (Gestora da Área de Parcerias do Corredores Digitais); “O futuro da tecnologia em nuvem”, com César Martins (Executivo de Vendas Oracle Cloud), Maria Carolina Faria (Líder de estratégia de GovTechs para a Oracle Cloud) e Anne Pereira (Gestora de Criação Corredores Digitais); e “Criando produtos que os clientes querem”, com Marília Coelho (Gestora de Tração Corredores Digitais), Larissa Lima (COO & Co Founder na Mercadapp) e Thiago Melo (Global Product Manager na BEES – Ambev).

Tecnologia

Na Arena Tecnologia, A FdC Digital teve a presença de Rafael Lozano, country manager Brazil da Ellalink, empresa responsável pelos cabos submarinos que ligam Brasil a diversos continentes a partir de Fortaleza, que falou sobre o tema “Conectando o Mundo para o Futuro”. Já “Indústria 4.0” foi o tema do bate-papo comandado por Gustavo Leal Sales Filho, diretor de Operações do Senai.

A palestra “Alavancando ambientes inteligentes com Internet das Coisas (IoT)” foi a última da Arena Tecnologia. Esteve à frente da atividade Joel Rodrigues, professor da Faculdade Senac/CE, líder em Pesquisa & Desenvolvimento do Sistema Fecomércio/CE, e fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

Confira as principais atrações do 2º dia de FdC Digital (25/11)

– Na Arena Ciência:

“Quanto Vale a Ciência”, com Yara Larissa Pacheco Cruz, Jade Beatriz, Amanda Maciel de Lima e Flávia Calé, às 11h

“Bioética, Ciência e Tecnologia – Limitar ou controlar”, com Volnei Garrafa às 15h

“O ‘DNA’ do Coronavírus”, com Darlan Cândido, às 16h15

“Tecnologia e Saúde”, com Marco Aurélio Krieger, às 17h30

– Na Arena Empreendedorismo:

“Metaverso: o que isso tem a ver com games?”, com André Peixoto, Tiago Guimarães e Izequiel Norões, às 15h

“Entenda o que são os NFTs”, com Gustavo Martes, às 16h15

“A transformação dos negócios na Era Digital”, com Aderaldo Guedes, às 17h30

Palestra Master: “De Pereiro para o Mundo”, com Roberto Nogueira, às 19h

– Na Arena Tecnologia:

“Inovação no Setor Público”, com Antonio Gomes, José Macedo e Jorge Soares, às 15h

“Grafeno: a revolução da nanotecnologia”, com Thoroh de Souza, Janaina Sobreira Rocha, Heriberto Oliveira e Fábia Karine Andrade, às 16h15

Como participar da FdC Digital

Para participar da programação, que é inteiramente gratuita, os interessados devem se inscrever no site https://www.feiradoconhecimento.com.br. A FdC Digital é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com patrocínio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Serviço:
Feira do Conhecimento Digital 2021 (FdC)
Dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021
Evento 100% virtual e gratuito
Inscrições e programação completa em www.feiradoconhecimento.com.br
Realização: Governo do Ceará/Secitece