Valorização da ciência, educação e cultura é fundamental na luta contra o coronavírus

22 de maio de 2020 - 12:35 # # #

Esse assunto foi discutido no programa “Quinta com Saúde e Democracia” pelo secretário Inácio Arruda e a psicóloga Renata Giaxa.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e a psicóloga Renata Giaxa, docente do curso de Medicina e do Mestrado da Unifor, participaram nesta quinta-feira (21/05), do programa “Quinta com Saúde e Democracia”. O programa, apresentado pelos médicos Arruda Bastos e Manoel Fonseca, é promovido Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – ABMMD- Ceará.

Inácio Arruda falou sobre o quadro dramático que vivemos hoje com essa pandemia do coronavirus. Destacou as ações do Governo do Ceará no combate à Covid-19, desde a compra de equipamentos de EPI, ventiladores e testes, a construção de hospitais de campanha e abertura de novos leitos de UTI, tanto em Fortaleza quanto em outros munícipios do Estado, principalmente a Região Metropolitana.

O papel da ciência, que emergiu com muita força nessa batalha contra o coronavírus também foi destaque na fala do secretário. “A ciência vem sendo atacada e desprezada durante esses últimos anos. É preciso dar um credito aos nossos pesquisadores, que vão encontrar a solução para o problema”. Inácio acredita que vamos vencer essa luta e sair ainda mais fortes. “Precisamos também defender a democracia que está em disputa no país”, acrescentou.

A psicóloga Renata Giaxa falou sobre as dificuldades e traumas dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no tratamento de pacientes da Covid-19. Destacou as ações do Plantão Coronavírus, que atende profissionais e pacientes com sintomas psicológicos. “O projeto não garante um tratamento completo, mas é um cuidado que melhora muito os pacientes e familiares que estão com algum tipo de problema, tanto pela dor da perda, quando pelo sofrimento da própria doença”, ressaltou.

Para amenizar os dias da quarentena, a psicóloga recomendou ainda delimitar um momento do dia para se informar sobre a pandemia. “Passar o dia todo ouvindo noticias agrava os sintomas”. Adotar as medidas recomendadas para evitar a contaminação. “Isso nos dá certo alivio e segurança”. E, o mais importante, valorizar a cultura e a educação. “Precisamos nos permitir as múltiplas artes. Isso pode proteger a todos nesse momento tão difícil. O entrelaçamento da ciência, da cultura e da educação tem o poder transformador e aglutinador. Por isso recomendamos trazer a cultura para dentro de casa. Bom para as crianças e para os idosos”, ressaltou.