Programa Clusters Econômicos de Inovação: envio de problemas do Ciclo 2 vai até 20/4

6 de abril de 2021 - 22:28


Os interessados na chamada pública devem apresentar as propostas de soluções de problemas até 20 de abril

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) informa que no próximo dia 20 de abril, encerra-se a chamada pública para o recebimento de proposta de problemas que afetam a competitividade de setores priorizados das regiões de planejamento do Ciclo 2 do Programa Clusters Econômicos de Inovação. Para cada um dos 19 clusters, serão selecionados até 3 problemas prioritários e até 2 pesquisadores de instituições de ciência e tecnologia de sua região. Estes pesquisadores irão mentorar startups para o desenvolvimento de soluções, produtos e serviços que venham a neutralizar tais problemas prioritários.

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), contando com a participação ativa da maioria das instituições que formam o ecossistema de inovação do Estado.

Em 2019, o Ciclo 1 do projeto iniciou com cinco das catorze regiões de Planejamento do Ceará – Cariri, Sertão Central, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e Grande Fortaleza 1 e 2. Agora, no Ciclo 2, quatro novas regiões se incorporam ao Programa. São elas:

. Litoral Norte – Agropecuária, Extrativismo e Agroindústria; Comércio e Indústria de Madeira e Papel com ênfase no Polo Moveleiro da região e Turismo;
. Litoral Leste – Agropecuária, Extrativismo e Agroindústria; Turismo e Infraestrutura e Logística;
. Sertão dos Crateús – Comércio; Construção Civil e Setor Imobiliário, e Agropecuária, Extrativismo e Agroindústria.
. Serra da Ibiapaba – Agropecuária e Extrativismo e Agroindústria; Turismo, Infraestrutura e Logística;

A priorização destes setores foi validada junto ao ecossistema de inovação de cada região. Os registros dessas reuniões encontram-se no link:
https://drive.google.com/drive/folders/1YOAaITw-RIbXn4b6HBcjoWq9i4YeD6fD

Os interessados devem enviar os problemas relacionados a setores e regiões acima mencionados seguindo um modelo de apresentação, disponibilizado no link: https://drive.google.com/drive/folders/1466F3PPpf1NZFT8w6KhIKW4Bs2WbCuw9

No link abaixo é possível fazer o download da apresentação do projeto. Ainda há outro arquivo que contém o detalhamento dos critérios que serão utilizados nas avaliações.
https://drive.google.com/drive/folders/144Ge5pquPx9hzFA6v-iszxsYTR6O1kj0

Saiba mais

O programa atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar mais e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do estado do Ceará.

Os problemas levantados pelos clusters do Ciclo 2 serão priorizados no mês abril por uma Banca Examinadora a partir de uma apresentação em formato de pitch, de até 10 minutos, por equipes formada por representantes de universidade-empresa.

Estes problemas serão avaliados pela banca a partir dos seguintes critérios: impacto na competitividade do cluster, sustentabilidade do empreendimento inovador e viabilidade de execução.

Junto com a priorização dos problemas, serão selecionados pesquisadores em cada clusters, com qualificação técnica comprovada, que orientarão o processo de modelagem de soluções, produtos e serviços para responder aos problemas priorizados. Os pesquisadores devem pertencer à região, podendo ser analisadas exceções justificadas.

Para mais informações acesse: https://www.sedet.ce.gov.br/clusters-e-i/

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sedet