Cobertura FdC3: Feira do Conhecimento 2019 encerra com recorde de visitantes

23 de outubro de 2019 - 16:43 #

Maior evento de popularização da Ciência do Ceará atraiu 30 mil visitantes entre os dias 16 e 19 de outubro

Após quatro dias de uma intensa e gratuita programação que levou 30 mil visitantes para o Centro de Eventos do Ceará, terminou no último sábado (19/10) a terceira edição da “Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios”, firmando-se como o maior evento de popularização da Ciência do Ceará e um dos maiores do País. O número de visitantes superou as duas edições anteriores.

Com tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento contou com palestras, torneio de robótica, demoday, maker challenge, hackathon, oficinas de drones, festival de jogos, arena games, sessões no planetário móvel, exposição de foguete, e os eventos paralelos Etice Cloud Day, Future of All (FofA XP), Congresso dos Municípios Cearenses e Feira de Soluções para Saúde (Fiocruz), dentre outras atividades.

Foram 170 expositores, distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de C&T. As atividades envolveram desde o público estudantil até pesquisadores, universidades, empresas, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.

Caravanas

Ao todo, 135 caravanas com quase seis mil estudantes do interior e da capital estiveram na Feira do Conhecimento 2019. Os alunos eram oriundos de escolas públicas e privadas, projetos sociais e de outras instituições de ensino. O número de caravanas superou as edições anteriores.

Palestras

A FdC3 contou com uma diversificada programação de palestras e trouxe referências da atualidade para o Palco do Conhecimento, principal espaço da FdC3. Os palestrantes abordaram assuntos que iam desde liderança, à criação de startups, modos de empreender e conceitos e aplicações da astrofísica.

Os palestrantes e os temas foram: Bráulio Bessa – “A arte de empreender”; Silvio Meira – “Gente Digital: Os líderes do futuro”; Peter Kronstrom – “Construção de futuros” (programação FofA XP); Charles Betito e Anna Flávia Ribeiro – “Desafios do Século XXI: O Sapiens Tecnológico”(programação FofA XP); Camila Farani – “Como vencer tubarões”; Lia Medeiros – “Uma Viagem para o Buraco Negro”; e Jefferson Michaelis – “Ao infinito e além: O futuro da exploração espacial”(programação FofA XP).

Games, drones e robótica

Os amantes dos videogames e os investidores que desejam ingressar nesse mercado de grande potencial tiveram espaço na FdC3 com a Arena Games, uma das atrações de maior destaque das edições da feira. A programação contou com atividades como o campeonato de “Just Dance” e o Espaço de Realidade Virtual, que conduzia os jogadores para dentro dos jogos por meio dos óculos VR (Virtual Reality), além do Museu do Videogame.

Atividades com drones também estiveram presentes na programação. Os visitantes puderam fazer testes com os protótipos disponíveis e participar de oficinas de manutenção, de pilotagem e de videomaker.

Já o Torneio de Robótica contou com três modalidades de competições: Seguidor de Linha, Seguidor de Linha com obstáculo e Estoura Bola. Nelas, os alunos realizaram corridas e desafios de robôs, com premiações ao final da atividade.

A NASA, importante agência espacial norte-americana, também esteve presente na FdC3, realizando o Bootcamp de preparação para o NASA Space Apps Challenge, o maior hackathon de programação colaborativa do planeta. Durante o evento, equipes buscaram criar soluções e tecnologias inovadoras para a agência.

Inovação e Negócios

No evento, a Funcap lançou o Programa Centelha, com um edital para empreendimentos inovadores e investimento total de cerca de R$ 2,2 milhões, sendo metade com recursos do tesouro estadual e o restante através da Finep. Empreendedores cearenses com ideias inovadoras e que querem transformá-las em negócio vão contar com o apoio da iniciativa, que visa disseminar a cultura empreendedora no Brasil.

Também houve a participação de 30 startups envolvidas com os programas Corredores Digitais e CriarCE expondo seus produtos, além de sessões de mentorias para startups externas aos programas com alguns players de mercado, bem como o BootCamp com tema “Forma de Monetização”.

Os concursos Salão do Inventor Cearense e Ceará Faz Ciência também trouxeram invenções e soluções tecnológicas de estudantes e pesquisadores de todo o Estado.

A Feira do Conhecimento 2019 aconteceu de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, com diversificada programação gratuita que envolveu ciência, tecnologia, negócios, games, astronomia e vários outros temas. Foi uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems, e teve o patrocínio do Sebrae, Etice, Troller, Magirus, Airbus/Helibras, Senai, OSF Global, Zeiss e Supera, contando com o apoio da Icetel, Ivia, Wissen Tech, IFCE, UFC e Aeris.