Evento “Future of All – FofA XP” promove experiências e debates sobre o futuro na FdC3

30 de agosto de 2019 - 16:36


O dinamarquês Peter Kronstrøm, especialista em tendências futuras aplicadas ao cenário atual, participará do evento

Pensar e agir para solucionar os desafios atuais e buscar um futuro melhor para a humanidade e o planeta. Esses são os objetivos do Future of All – FofA XP, evento que ocorre dentro da programação da Feira do Conhecimento 2019, entre os dias 16 e 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.

O FofA XP contará com painéis temáticos, rodas de conversa, exposições e oficinas. O foco é motivar estudantes, profissionais e empreendedores a assumirem papéis de protagonismo nos debates sobre o futuro, a partir de três perspectivas: indivíduo, sociedade e planeta. Além disso, as conexões e interações entre os participantes estimulam a inovação e possibilitam parcerias e novas oportunidades de negócios, criações de empresas e startups.

Especialistas de diversas áreas liderarão os debates, a exemplo do dinamarquês Peter Kronstrøm, head do Instituto de Copenhagen para Estudos Futuros para a América Latina. Peter atua na Europa, nos Estados Unidos, em países da América do Sul e na Austrália ministrando palestras e workshops. Suas falas ao redor do mundo abordam insights e tendências futuras aplicadas a um cenário atual.

Desafio

Segundo Marcos Hirano, da B2INN, empresa responsável pelo evento, a concepção do FofA XP surgiu a partir de reflexões sobre os chamados futuros possíveis, e como as alterações e dinâmicas entre tecnologia e fatores humanos podem interferir no desenvolvimento.

“Em nossas reflexões, identificamos grandes desafios para o futuro. Cito como exemplo a questão da alimentação. Em 2050, o planeta terá 10 bilhões de habitantes. Como alimentar essa quantidade de pessoas sem degradar o meio ambiente?”, provoca Hirano.

“Além disso, o evento também propõe um olhar para os desafios nos demais campos, como na área da saúde, onde vemos avanços incríveis, com a robótica e automação para pessoas com deficiência. Mas como tornar essas tecnologias acessíveis em um mundo onde milhões de pessoas não têm acesso sequer à água e energia elétrica? Esses são alguns exemplos de desafios que iremos jogar aos participantes do FofA XP. É nosso desejo incentivar esses debates para tentar achar soluções para problemáticas do mundo e melhorar o nosso futuro”, completa ele.

A programação do evento está bastante diversificada. Confira:

Painéis

Na manhã do sábado, 19/10, haverá a apresentação de painéis temáticos no Palco do Conhecimento, com a participação de especialistas em diversas áreas para debater temas como “Construção de Futuros (com Peter Kronstrøm: Head do Instituto de Copenhagen para Estudos Futuros para a América Latina)”, “Futuro da Educação”, “Desafios do Século XXI”, entre outros.

Future Talks

Os Future Talks são rodas de conversa que ocorrerão durante todos os dias da feira, no Lounge FofA XP, no Foyer do Centro de Eventos. Durante as rodas, especialistas debaterão com o público temas como “Desafio Ambiental/ Futuro do Planeta”, “Ecossistemas de Inovação”, “Futuro do Planeta”, “Futuro da Saúde”, e “Tecnologias Emergentes”, entre outros.

Exposição FofA XP

Área de exposições dentro do pavilhão principal da feira, destinada a instalações tecnológicas para experiências imersivas e interativas, que permitirão ao público experimentar o futuro.

Workshops

Durante o evento, ocorrerão oficinas com duração entre 4h e 8h, para o desenvolvimento de competências ligadas à Inovação em Liderança, Gestão Estratégica, Futurismo e Criatividade para Soluções de Problemas. As oficinas serão:

– Desafios e Oportunidades Exponenciais (8 Horas)
– Estratégia e Gestão da Inovação (8 Horas)
– Futuro da Liderança e Liderança Evolutiva (4 Horas)
– Megatendências e Cenários Futuros (8 Horas)
– Creation Thinking (4 Horas)

Sobre a Feira do Conhecimento 2019

A terceira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios irá acontecer de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, e reunirá atrações em robótica, jogos digitais, inovações científicas, workshops, corrida de drones, hackathon, rodadas de negócios, apresentações culturais e muito mais. O evento é uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/CE

Feira do Conhecimento / Future of All – FofA XP
16 a 19 de outubro
Horário: 14 às 21h / Sábado: 10h às 18h
Centro de Eventos do Ceará
Entrada Gratuita
Inscrições e programação: www.feiradoconhecimento.com.br