#FdCR – Projetos da Feira Regional trabalham necessidades de Quixeramobim

18 de novembro de 2019 - 14:40

Os trabalhos expostos pelo projeto Ceará Faz Ciência foram destaque no segundo dia de evento

“Precisamos dar as oportunidades para que essas pessoas cada vez mais se utilizem da tecnologia não para o nosso deleite, mas para atender as nossas necessidades de forma cada vez mais sofisticada”. A fala do secretário da Secitece, Inácio Arruda, que abriu a programação da Feira do Conhecimento Regional, pôde ser constatada no decorrer do segundo dia de evento, realizado em Quixeramobim.

Ao longo das exposições dos diversos estandes do projeto Ceará Faz Ciência, as iniciativas, em sua maioria, estiveram voltadas a contribuir para o aprimoramento de trabalhos já realizados em Quixeramobim e região.
A exemplo disso, o trabalho de Thayrone de Oliveira abrange 12 municípios do Sertão Central. Com o uso da ciência, o estudante do curso de Tecnologia em Alimentos tenta auxiliar os produtores de mel, combatendo a contaminação do produto por micro-organismos, fazendo análises que possam identificá-los e evitar que o mel possa ser comercializado com riscos de causar danos à saúde dos consumidores finais.

No mesmo sentido, o trabalho de Raquel Barros e de sua equipe visa auxiliar as Casas de Frutas e o Mercado Público de Quixeramobim quanto às condições higiênico-sanitárias de frutas e hortaliças. Com a iniciativa, vendedores diminuiriam a perda dos produtos e estaria garantida a chegada de um alimento seguro aos consumidores.
A equipe composta por quatro integrantes e liderada por Dálete Borges também é voltada para a região, objetivando auxiliar produtores de ovinos. O projeto busca identificar as formas de manejo alimentar dos animais para, posteriormente, orientar os produtores sobre qual a melhor maneira, analisando um conjunto de fatores que vão desde o financeiro às condições climáticas.

Por fim, o “Cultivo de algodão sob condições de irrigação” é um projeto sensível às condições climáticas do Sertão Central. Voltado aos produtores de Algodão, a ideia do estudante Israel das Chagas é avaliar os diversos tipos do produto. Com as análises, será possível constatar qual o tipo está melhor adaptado à região.

A Feira do Conhecimento Regional – Sertão Central foi uma promoção do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento contou com o apoio da Fatec/Centec, UFC, IFCE, Uece, Unicatólica, Faculdade Cisne e Sebrae.

Texto: Felipe Clisma

Fotos: Antônio José