Embarcatech irá formar 6 mil profissionais para atuar no mercado de tecnologia

8 de julho de 2024 - 11:58

Programa foi lançado na última sexta-feira (5), em Fortaleza

A secretária em exercício da Secitece, Adeline Lobão, representou o governador Elmano de Freitas no lançamento do programa “EmbarcaTech – Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados”, na última sexta-feira (5), no edifício BS Design, em Fortaleza. O programa, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será executado no estado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), sob coordenação da Softex.

Em seu discurso, Adeline destacou que o EmbarcaTech não é apenas mais um programa de capacitação técnica, e sim um marco na formação de profissionais de nível superior em TIC e áreas correlatas, com um foco específico em sistemas embarcados.

“O Governo do Ceará, por meio da Secitece, tem fomentado e liderado iniciativas em conjunto com o governo federal, universidades, instituições de pesquisa e setor empresarial, com o intuito de alavancar a qualificação profissional dos cearenses. E esse programa corrobora da mesma ideia, ao oferecer aos nossos jovens uma trajetória completa de aprendizado e desenvolvimento para o mercado de trabalho”, frisou a secretária em exercício.

Adeline também agradeceu às instituições envolvidas na iniciativa. “Obrigada, desde já, a todos e todas por partilharem dessa mesma ideia de união, que orienta o trabalho do Governo do Ceará e da Secitece. O objetivo é esse: darmos as mãos, porque juntos, podemos construir um futuro mais inteligente, mais conectado e mais próspero para os nossos jovens”.

O EmbarcaTech promoverá a formação de 6 mil profissionais para atuar no mercado de tecnologia. O programa está dividido em duas fases: a primeira, online, consiste na capacitação inicial com três meses de duração e certificação, seguido de uma Residência Tecnológica, destinada aos alunos aprovados na primeira fase, em formato híbrido, com duração de 12 meses e oferta de bolsa de estudos.

Participaram do lançamento do Embarcatech o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; os reitores Wally Menezes (IFCE) e Hidelbrando Soares (Uece); os presidentes Raimundo Costa (Funcap) e Acrísio Sena (Centec), além de outros gestores, estudantes e pesquisadores.

Sobre Sistemas Embarcados

Sistemas embarcados são uma tecnologia onde equipamentos conseguem realizar, de forma inteligente, tarefas específicas programadas em um ambiente virtual. Os códigos gerados por esses sistemas podem ser integrados em diversos dispositivos, como televisores, semáforos, carros e até aviões. Entre as utilizações, estão os recursos de automação, a exemplo de agendamento, conexão com comércio e outros.