Programação preliminar e novas parcerias são discutidas em reunião preparatória para 3ªICID
11 de março de 2025 - 08:45
Evento será dos dias 15 a 19 de setembro, em Fortaleza
A Secitece sediou, na última sexta-feira (07), mais uma reunião preparatória para a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID), que acontecerá dos dias 15 a 19 de setembro, em Fortaleza. O evento é uma realização do Governo do Ceará, coordenado pela Sema, Secitece e Funceme, contando com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Na reunião de sexta, foi debatida a programação preliminar do evento, com destaque para atividades voltadas aos impactos das mudanças climáticas no Semiárido brasileiro e para proposição de soluções inovadoras no convívio com áreas secas. Os eixos temáticos da 3ª ICID abordarão: Clima; Impactos; Adaptação; Mitigação e Desenvolvimento Sustentável.
Durante o encontro, também avançaram as tratativas para a ampliação na captação dos recursos com vistas à realização do evento, por meio de parcerias já existentes entre governos estadual e federal.
Participaram da reunião preparatória a secretária da Secitece, Sandra Monteiro; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; o consultor do CGEE, Antonio Rocha Magalhães; além de representantes da Sema e da Funceme.
“Nós, da Secitece, temos orgulho de fazer parte da coordenação da ICID. Sabemos que com ciência, tecnologia e inovação podemos ampliar o conhecimento sobre os desafios climáticos e promover iniciativas que garantam o crescimento econômico aliado à preservação ambiental e ao bem-estar das populações que vivem nessas regiões. A ICID é, sem dúvida, um passo fundamental para um futuro mais sustentável”, reforça a secretária Sandra Monteiro.
Sobre a ICID
A expectativa da Secitece é reunir duas mil pessoas, de cerca de 50 países. São esperados cientistas, formuladores de políticas públicas, tomadores de decisão, setor privado e organizações da sociedade civil, assim como representantes de instituições internacionais.
Fortaleza já foi palco da primeira ICID, em 1992, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92 ou ECO 92). Dezoito anos depois, o Governo do Ceará também esteve à frente da organização da segunda edição da ICID (ou ICID+18).