Programa “Mais Ciência na Escola no Ceará” será lançado na sexta-feira (14)
12 de março de 2025 - 15:04
A implantação do programa no Ceará é fruto de uma articulação da Secitece junto ao MCTI
Na próxima sexta-feira (14), o governador Elmano de Freitas e a ministra Luciana Santos (MCTI) lançarão o programa “Mais Ciência na Escola no Ceará” para impulsionar o letramento digital e a educação científica na educação básica, por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas, da formação de professores e da oferta de auxílio financeiro para docentes e estudantes. O evento está marcado para às 8h30, no Palácio da Abolição (Av. Barão de Studart, 505 – Meireles).
A implantação do programa no Ceará é fruto de uma articulação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) junto ao MCTI. A condução será realizada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) que recebeu aporte de R$ 7,5 milhões por meio do Edital Conecta e Capacita nº 13/2024. O programa é financiado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) graças a uma parceria entre o MCTI, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O programa “Mais Ciência na Escola no Ceará” irá atender 75 escolas públicas estaduais e municipais em Baturité, Fortaleza, Horizonte, Ibicuitinga, Ipaporanga, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mauriti, Quixadá, Quixeramobim, Redenção e Solonópole. A ideia é contribuir com o fortalecimento da Educação em Tempo Integral e estimular crianças e jovens a desenvolverem competências e habilidades relacionadas às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Dentre as outras instituições envolvidas com o programa no estado estão: a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
SERVIÇO:
Lançamento do programa “Mais Ciência na Escola no Ceará”
Data: 14/03/2025 (sexta-feira)
Horário: 8h30
Local: Palácio da Abolição (Av. Barão de Studart, 505 – Meireles)