Secitece se reúne com o Instituto Centec para alinhamento estratégico

20 de setembro de 2023 - 16:54

Agenda teve como objetivo debater estratégias, a fim de fortalecer o regime de colaboração com foco nas políticas públicas para qualificação profissional do Estado

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, se reuniu com o presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), José Acrísio de Sena. O encontro teve como objetivo debater um conjunto de alinhamentos estratégicos com foco na melhoria das ações de qualificação profissional e de transferência tecnológica, executadas no estado do Ceará por meio de contrato de gestão firmado com a Organização Social.

Na oportunidade do encontro, foram encaminhadas algumas demandas administrativas tais como a atualização do Estatuto do Instituto Centec, com vistas a implementar reformulações e ajustes na estrutura organizacional da instituição. Durante a agenda, também foi discutida a requalificação estrutural da rede dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT’s), gerida pelo Centec. Neste sentido, será criado um grupo de trabalho para averiguar as possibilidades de modernização do funcionamento desses equipamentos. 

Nos últimos anos, o Governo Federal e o Governo do Estado investiram na revitalização da rede que integra os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT’s) e os Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC’s), com destaque para a implementação dos ambientes de inovação nas Faculdades de Tecnologia (FATEC’s). Os investimentos somam um montante avaliado em mais de R$ 8 milhões.

Participaram da reunião a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Adeline Lobão; o coordenador jurídico da Secitece, Rafael Maia; a coordenadora de comunicação da Secitece, Renata Morais; a assessoria jurídica do Centec, Marjorie Mara Rodrigues e a assessora de comunicação do Centec, Katy Karolina.

“O Instituto Centec é um parceiro fundamental para a popularização da Ciência e interiorização de ambientes que proporcionam educação profissional, extensão tecnológica e inovação, com foco nas demandas regionais”, destacou a titular da Secitece, Sandra Monteiro.