Secitece, por meio do Centec, certifica mais de 500 alunos em Canindé

14 de abril de 2023 - 15:57

O evento também vai homenagear mestres da cultura

A Secitece, por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), promove no dia 14 de abril um evento especial para certificar 505 alunos formados em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Canindé. A capacitação foi realizada entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023.

Nesse período, o CVT Canindé foi responsável por promover 15 diferentes cursos, distribuídos em 38 turmas tanto em Canindé como em municípios vizinhos, como Aratuba, Itatira e Madalena. Os cursos FIC são ofertados pelo Instituto Centec por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

Batizada de Sertão Ativo, a celebração será realizada às 18h30 na EEEP José Vidal Alves e contará com um momento de homenagem aos Mestres da Cultura da cidade, que serão tema de um desfile promovido pelos formandos do curso de Costureiro.

“Vamos mostrar o design do nosso Sertão valorizando a cultura local. Temos cinco Mestres da Cultura e eles são retratados pelo pintor Fabiano. As imagens das telas serão estampadas nos tecidos usados para a produção das peças que serão apresentadas no desfile. A coleção está sendo feita com muito carinho”, conta Jerinha Colares, coordenadora do CVT Canindé.

O evento também marca o primeiro ano de reativação da unidade, que passou cinco anos com atividades intermitentes devido à falta de coordenação.

“Procuramos promover uma administração inovadora pautada em novas tecnologias e gerando novos espaços para os alunos. Percebemos que o CVT é hoje uma referência regional e um relevante instrumento de profissionalização de muitos jovens do município e das cidades vizinhas com as quais temos parcerias”, ressalta a coordenadora, destacando a taxa de 15% de empregabilidade dos profissionais formados pela unidade.

Nesses primeiros 12 meses, o CVT Canindé foi responsável por formar 1.085 mil pessoas em cursos FIC e tem planejamento para expandir suas ações em 15 municípios vizinhos por meio de parcerias com as prefeituras municipais.

SERVIÇO
Sertão Ativo: certificação de 505 alunos, desfile da coleção em homenagem aos Mestres da Cultura e celebração de um ano de reativação do CVT Canindé
Dia 14 de abril, às 18h30
EEEP José Vidal Alves (avenida Perimetral Luciano Magalhães S/N, bairro Santa Luzia, Canindé CE)