Secitece e Fiocruz Ceará: visita reforça parceria institucional

7 de março de 2023 - 11:38 # # #

Referência no País, Fiocruz tem aporte fundamental para a inovação em Saúde no Ceará

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, esteve na manhã da última sexta-feira (03/03) na sede da Fiocruz Ceará, instalada no Distrito de Inovação e Saúde, localizado no Eusébio, para acompanhar algumas das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na instituição. A titular da Secitece foi recebida pela coordenadora geral da unidade, Carla Celedonio, juntamente com a chefe de gabinete, Adriana Bacelo, e o médico sanitarista e ex-coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor.

A visita teve início pela Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (UNADIG), coordenada pelo pesquisador Eduardo Ruback. Com potencial para processar diariamente até 10 mil testes moleculares, a unidade, construída para ampliar a capacidade de processamento de amostras, durante o enfrentamento a pandemia do coronavírus, já  realizou 1,5 milhão de exames para todo o Brasil, e contou com o reforço dos profissionais egressos do curso técnico de biotecnologia da Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz. Com a queda no número de casos de Covid-19, a expectativa é incluir testes de arboviroses e doenças negligenciadas, de forma a ampliar a usabilidade da unidade que é essencial para a vigilância epidemiológica.

Em seguida, a comitiva seguiu para o Bloco de Pesquisas, um centro de excelência em pesquisas biomédicas e desenvolvimento de produtos biotecnológicos, que reúne pesquisadores, doutorandos e mestrandos na produção de novos conhecimentos. A secretária conheceu o laboratório modelo que desenvolve pesquisa sobre o uso de imunobiológicos no tratamento de doenças infecciosas, neurodegenerativas e envenenamento por animal peçonhento, realizada em parceria com a Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará, instituição vinculada à Secitece.

Durante a visita, a secretária também conversou com a coordenadora de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz, Zélia Profeta, e com o coordenador da Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz Ceará, Odorico Monteiro, por meio de videoconferência, para discutir estratégias e ações que reforcem a parceria.

“A Fiocruz é referência em Ciência e Tecnologia em saúde no Brasil. O Governo do Ceará, por meio da Secitece, tem total interesse em estreitar ainda mais essa parceria institucional que tanto tem contribuído para o desenvolvimento da pesquisa e inovação em saúde no Estado”, afirmou Sandra Monteiro.

Também participaram do encontro os pesquisadores João Hermínio, Sharmênia Nuto, Anya Vieira-Meyer, Ana Claudia Teixeira, Fábio Miyajima, Alice Sabatino e Camila Holanda.