Acrísio Sena e nova diretoria do Instituto Centec tomam posse

2 de março de 2023 - 11:58

 
O momento contou com a presença da secretária da Secitece, Sandra Monteiro

Em cerimônia protocolar, a nova diretoria do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) tomou posse nesta quarta-feira, 1º de março, na sede da entidade. O momento contou com a presença da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro. O historiador Acrísio Sena assumiu o cargo de diretor-presidente da instituição.

Em sua fala, a secretária Sandra Monteiro enfatizou a importância do Centec e disse que a Secitece estará ao lado da instituição no desenvolvimento de novos projetos e no fortalecimento dos que já estão em andamento. “Seguiremos acreditando que a popularização da ciência é o caminho. Levar conhecimento a cada vez mais pessoas transformará nossa sociedade”, pontuou.

O novo diretor-presidente agradeceu a receptividade. “Com muito orgulho estou assumindo o Instituto Centec. Agora, é unir forças e trabalhar para construir novos caminhos para o desenvolvimento tecnológico do Ceará. Tenho certeza de que iremos fazer um importante e relevante trabalho”, afirmou Acrísio Sena.

Junto a Acrísio Sena, tomaram posse, também, o cientista político Cleyton Monte, como diretor de Extensão Tecnológica e Inovação; o advogado Luiz Alberto Facó, como diretor Administrativo-Financeiro; e o professor Silas Barros de Alencar, que presidiu o Centec entre 2017 e 2022, e agora assume a Diretoria de Ensino e Pesquisa.

O Instituto Centec é uma organização social (OS) vinculada, por meio de contrato de gestão, com a Secitece. Apoia a Secretaria na execução, realização e no suporte à educação profissional com viés de formação e qualificação técnica, tecnológica e de transferência de tecnologia, por meio de um plano de trabalho previamente definido pela Secitece.

Conheça a nova diretoria:

Diretor–presidente: José Acrísio de Sena é professor, formado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE). Foi vereador por três mandatos (2008, 2012 e 2016), tendo presidido a Câmara Municipal de Fortaleza no biênio 2011-2012. Entre 2005 e 2008, presidiu o Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh). Em 2015, assumiu a Coordenadoria de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará. Na eleição de 2018, foi eleito deputado estadual, tendo presidido as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e de Recursos Hídricos.

Diretor Administrativo–Financeiro: Luiz Alberto Facó é advogado. Foi chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza entre 2009 e 2010, diretor administrativo do Instituto Agropolos entre 2011 e 2013 e diretor adjunto do Procon Fortaleza entre 2018 e 2020.

Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação: Cleyton Monte é cientista político, Doutor em Sociologia. É pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem-UFC) e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). É articulista do jornal O Povo, do portal Segunda Opinião e da TV Fortaleza.

Diretor de Ensino e Pesquisa: Silas Barros de Alencar é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor e coordenador de curso na Faculdade de Tecnologia Centec Cariri (Fatec Cariri) entre 2000 e 2007 e atuou em funções técnicas na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entre 2007 e 2015. Foi Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Centec entre 2015 e 2017, ano em que assumiu a presidência da entidade.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Centec