Uece inicia projeto que visa ajudar na preservação de espécies ameaçadas de extinção

18 de janeiro de 2023 - 12:33

 
O projeto envolverá clonagem de animal; ações para a preservação da fauna junto a instituições e sociedade; e estudo de viabilidade econômica

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de obter aprovação pelo Cientista-Chefe – programa desenvolvido pela Secitece e executado pela Funcap – para realização do projeto chamado Inovafauna, coordenado pelo professor da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), Vicente Freitas. A iniciativa contará com equipe formada pelo professor da Feclesc/Uece e divulgador científico Hugo Fernandes Ferreira (responsável pelos subprojetos 1 e 3) e pelas professoras Luciana Magalhães Melo (Unifametro) e Maiana Silva Chaves (Funcap/CNPq).

O projeto geral será dividido em três subprojetos, que visam coordenar ações voltadas para a preservação da fauna; usar a clonagem in vitro para preservação de animal em extinção; e executar estudo de viabilidade econômica para observação de aves, respectivamente:

Subprojeto 1 – Planos de Ação Estadual para a Conservação de Espécies Ameaçadas do Ceará, o qual tem por objetivo estabelecer, aos moldes dos Planos de Ação Nacional geridos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), metas, ações e objetivos que possam direcionar esforços de instituições públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil para a preservação das espécies categorizadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha do Ceará, como o tamanduá-bandeira e o tatu-bola-do-nordeste.

Subprojeto 2 – Uso de biotécnicas da reprodução para conservação de espécies ameaçadas. Referido subprojeto irá utilizar a técnica de Transferência Nuclear de Células Somáticas interespecífica (TNCSi) para obtenção de filhotes clones de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira).

Subprojeto 3 – Birdwatching no Ceará, a fauna que gera renda, o qual tem por objetivo promover eventos de capacitação em observação de aves para comunidades locais em áreas que tem potencial para se transformar em hot spot de observação de aves no estado. Além de implementar e difundir o turismo de observação de aves no Ceará, trabalhando em parceria com o setor de turismo do estado.

Para o coordenador do projeto geral, professor Vicente Freitas, “o Inovafauna deverá ser um marco nas atividades do meio ambiente voltadas para a conservação de espécie de nossa fauna. A Uece será um dos atores principais para assegurar o futuro de nossa biodiversidade”.

O Inovafauna será iniciado neste mês de janeiro de 2023, oferecendo o que há de moderno no quesito pesquisa e inovação voltadas para preservação de animais. Para a execução do projeto 2, a Uece utilizará muito da experiência adquirida com a clonagem de um veado-catingueiro, em 2020.

O coordenador do projeto destaca, ainda, a importância dos parceiros. “Vale ressaltar a participação do Instituto Pro-Silvestre (IPS) nas pessoas de sua presidente, a bióloga Eliziane Holanda, e a diretora, a advogada Karine Montenegro. Através do trabalho do IPS, vários animais já foram salvos do tráfico, que são recebidos no Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Favet.

O Inovafauna é o oitavo projeto desenvolvido pelo Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, que integra o programa Cientista-Chefe, da Funcap, buscando solução de problemas na área ambiental, no apoio a pesquisadores no Ceará, na abertura de mercado para novos produtos e trabalhos, articulando ações com o setor produtivo, instituições governamentais, grupos de pesquisa em universidades públicas e privadas e demais entidades interessadas na temática ambiental.

Sobre o Cientista Chefe

Uma iniciativa inovadora para conectar a pesquisa com as necessidades do Governo do Ceará. Esse é o Cientista Chefe, um programa desenvolvido pela Secitece e executado pela Funcap, que visa construir uma base de núcleos de inovação no Governo, buscando a mudança do perfil da economia do Ceará através da Indústria do Conhecimento.

O programa une o meio acadêmico e a gestão pública, através do trabalho de pesquisadores sêniores dentro das secretarias ou órgãos estratégicos estaduais. Eles se integram à equipe de gestão para identificar os principais desafios e definir como a ciência e a tecnologia podem contribuir para encontrar soluções capazes de melhorar os serviços e proporcionar mais qualidade de vida para a população.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Uece