Museu de História Natural do Ceará reúne mais de 10 mil espécimes

8 de dezembro de 2022 - 11:32


Secretário Carlos Décimo conheceu o acervo científico do equipamento, que é vinculado à Uece

O titular da Secitece, Carlos Décimo, realizou uma visita ao Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha, equipamento vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece) e sediado na cidade de Pacoti. A atividade aconteceu no último dia 6/12 e o secretário foi recebido pelos biólogos e doutores em Zoologia Marco Crozariol, Rodrigo Gonzalez e Sheila Fernandes. Durante a visita, Carlos Décimo assistiu a uma palestra, conheceu a exposição, as coleções científicas e todo o funcionamento do Museu.

O MHNCE tem seu projeto sendo desenvolvido dentro do programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente, coordenado pelo professor Daniel Cassiano (Uece) e financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O museu está localizado no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Uece, com acervo científico de mais de 10 mil espécimes da fauna e flora do estado, contando com espécimes únicos.






O museu é encabeçado por cinco pesquisadores: Dr. Aldo Caccavo de Araújo (especialista em mamíferos e curador da coleção de mastozoologia), Prof. Dr. Eliseu Marlônio Pereira de Lucena (curador do herbário, localizado no campus de Itaperi, Fortaleza), Dr. Marco Aurélio Crozariol (especialista em aves e curador da coleção de ornitologia), Dr. Rodrigo Castellari Gonzalez (especialista em serpentes e curador das coleções de herpetologia) e Dra. Sheila Patrícia Carvalho Fernandes (especialista em insetos e curadora da coleção de entomologia).

Para o funcionamento do museu, os pesquisadores ainda contam com a ajuda de um time de mais de 40 voluntários de graduação e pós-graduação, da biologia, agronomia e veterinária, de diversas instituições do estado. Todos desenvolvendo projetos de pesquisa com a fauna e flora a partir do acervo do museu, sem receberem qualquer tipo de auxílio monetário.

O museu mantém parcerias com diversas instituições no país e no exterior como, por exemplo, o Museu Nacional/UFRJ, MZUSP, Aquasis, FioCruz-CE, FioCruz-AM, FioCruz-Portugal, etc, formando equipes multidisciplinares com o objetivo de produzir ciência de alta qualidade no estado, fazendo ações e provocando transformações tanto na comunidade científica quanto na população em geral.