Parceria internacional: assinado acordo entre Secitece, Uece e Carl Zeiss Microscopy GmbH

30 de junho de 2022 - 12:00


Iniciativa contribuirá para a instalação de um Centro de Referência em Microscopia Avançada na Uece

Cumprindo agenda na Alemanha, o secretário Carlos Décimo assinou, na última terça-feira (28/6), Memorando de Cooperação envolvendo a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a empresa alemã Carl Zeiss Microscopy GmbH, referência mundial na área de óptica e optoeletrônica. A parceria vai garantir formas e condições de cooperação científica e tecnológica entre as partes e estabelecer um Centro de Competência na Uece.

“Com o acordo, vamos impulsionar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras em nosso Estado, além de ajudar a formar mais especialistas em diversas áreas do conhecimento, tais como imunobiologia, nanotecnologia e bioengenharia”, explicou o titular da Secitece, Carlos Décimo. A cooperação tem validade de três anos, com possibilidade de renovação.



Microscopia Avançada na Uece

A parceria também impulsioná a criação de um Centro de Referência em Microscopia Avançada na Uece. O espaço vai contar com equipamentos de última geração, que já estão sendo montados na Universidade. Eles foram adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec), iniciativa coordenada pela Secitece. Ao todo, o investimento passa de 4 milhões de euros.

“A parceria com a Zeiss, aliada à nossa larga experiência na área de saúde e aos investimentos realizados em ensino, pesquisa e inovação tecnológica na Uece, nos levará a um novo patamar no desenvolvimento de pesquisas inovadoras e na formação de profissionais de saúde. Ganha a Uece! Ganha o Ceará!”, destacou o reitor Hidelbrando Soares em suas redes sociais.

Participaram da cerimônia de assinatura, que aconteceu na cidade de Oberkochen, o reitor da Uece, Hidelbrando Soares; o secretário executivo da Secitece, Ricardo Costa e Silva. Pela Carl Zeiss: o CEO para Soluções de Microscopia de Pesquisa, Michael Albiez; o diretor Regional de Distribuição de Vendas/Brasil, Daniel Koch; o gerente Regional/Brasil, Adriano Bernal, o CEO/Brasil, Bruno Vale; e a chefe de Finanças, Patricia Silva. Esteve presente, também, a representante da MLW Intermed Handels Ana Cristina Pucci, empresa alemã parceira da Secitece no Promotec.