Decreto estadual institui grupo de trabalho para investigar Síndrome de Haff

2 de maio de 2022 - 12:47

Equipe de pesquisadores é coordenada pelo Nutec

O Ceará conta, oficialmente, com um grupo de trabalho para investigar a Síndrome de Haff, conhecida popularmente como a “doença da urina preta”. Foi publicado, no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (28/4), decreto assinado pela governadora Izolda Cela que instituiu grupo técnico para estudar a incidência da síndrome no litoral cearense.

A equipe de pesquisadores está sob a coordenação do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O grupo conta, ainda, com a presença de cientistas, professores e representantes de órgãos municipais, estaduais e federais ligados às áreas de saúde humana, animal e ambiental.

“A iniciativa é pioneira e traduz a visão moderna acerca da integração multi-institucional como estratégia de superação de desafios, a exemplo da Síndrome de Haff. Integrar e coordenar este grupo de trabalho confirma a relevância e a essencialidade do Nutec enquanto instituição de ciência e tecnologia do Estado”, destaca o presidente do Nutec, Francisco Magalhães.

Contribuição pioneira do CE

Para o secretário da Secitece, Carlos Décimo, a implementação do grupo de trabalho, por meio de decreto estadual, reafirma a contribuição pioneira do Ceará com as pesquisas acerca da síndrome. “Sobretudo nesta que é a Década do Oceano, os pesquisadores cearenses têm buscado respostas numa ação multidisciplinar para investigar, analisar, avaliar e subsidiar órgãos  com informações relevantes para enfrentamento deste desafio”, afirmou Carlos Décimo, que também é engenheiro de Pesca.

O grupo de trabalho realiza encontros desde 2021 e nesta sexta-feira (29/4), esteve reunido novamente, contando com a participação do secretário da Secitece. O objetivo é aprofundar as pesquisas no âmbito ambiental, nutricional e fisiológico das espécies de animais envolvidas, visando o levantamento de dados que caracterizem melhor esta zoonose. O foco do grupo também é a formação de uma rede de informações com outros estados onde houve casos similares, como Bahia, Amazonas, Pernambuco e Pará.

Fique por dentro

A Síndrome de Haff ou Rabdomiólise, também conhecida como “doença da urina preta” é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes, como Arabaiana (Seriola lalandi). Pessoas com essa síndrome apresentaram destruição das fibras musculares, com liberação no sangue de compostos como a mioglobina, ocasionando mialgias, comprometimento renal, além de outros sintomas, que em casos extremos, pode provocar a morte.

Além do Nutec e da Secitece, fazem parte do grupo de trabalho as seguintes instituições: Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Universidade Federal do Ceará (UFC); Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Saúde, Marinha do Brasil e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).