Tecnologia para preservação da fauna cearense

25 de abril de 2022 - 14:55


Proposta de professores da Uece é apresentada para o secretário executivo da Secitece

Os pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Hugo Fernandes, Vicente Freitas e Maiana Chaves estiveram reunidos com o secretário executivo da Secitece, Ricardo Costa, na última quarta-feira (20/4). Os docentes, ligados às áreas de Biotecnologia, Conservação de Fauna e Medicina Veterinária, apresentaram uma proposta para a preservação de espécies da fauna cearense ameaçadas de extinção.

De acordo com o professor e biólogo Hugo Fernandes, a iniciativa é um desdobramento da chamada “Lista Vermelha”, pesquisa lançada no mês de abril e que identificou o estado de conservação de 128 espécies de animais no Ceará.

A ideia, segundo Fernandes, é utilizar os dados já compilados no estudo para os processos de refaunação (restauro e proteção de animais) e de valoração das espécies ameaçadas. “É uma proposta que necessita de aparato tecnológico para suprir lacunas na pesquisa e que possibilite, por exemplo, o desenvolvimento de matrizes para a criação de populações geneticamente saudáveis e posterior liberação dessas espécies para a natureza”, explicou.

Clonagem de animais

Na reunião, os pesquisadores Vicente Freitas e Maiana Chaves propuseram o uso das biotécnicas da reprodução como ferramenta para evitar a diminuição da população ou mesmo a extinção de espécies.

Neste sentido, os dois professores já utilizam a Clonagem Interespecífica. A técnica foi publicada pelos docentes no periódico internacional Cellular Reprogramming (https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/cell.2019.0069), produzindo embriões da espécie veado-catingueiro com uso de óvulos de cabra ou vaca.

O secretário executivo Ricardo Costa sugeriu que a proposta dos pesquisadores envolva, em um primeiro momento, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Funcap, a Uece, e a própria Secitece. Ricardo solicitou, ainda, a entrega de um projeto detalhado, com informações sobre os impactos e a viabilidade da iniciativa.

[+] sobre a Lista Vermelha

O estudo já identificou os mamíferos terrestres ameaçados no Ceará e deverá apontar os mamíferos aquáticos, as aves e os répteis. Entre as espécies já extintas, estão a anta (Tapirus terresitris) e o tatu-canastra (Priodontes maximus).

A lista é resultado de parceria entre Sema, academia e outras instituições da sociedade civil, no âmbito do Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente (Sema/Semace/Funcap). O estudo deverá embasar políticas específicas de preservação e ser utilizado dentro do XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia (estudo de mamíferos), que acontecerá de 17 a 21 de outubro, em Fortaleza.