Governo do Ceará apoia parceria entre Fiocruz e Instituto Pasteur no Eusébio
19 de abril de 2022 - 10:06
A plataforma Fiocruz-Pasteur irá desenvolver pesquisas relacionadas à Imunologia e à Imunoterapia, áreas do conhecimento estratégicas para ambas as instituições
O Governo do Ceará fomenta e apoia o desenvolvimento científico em diversos setores. Na Saúde, não seria diferente. Na tarde desta segunda-feira (18/4), o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, participou de encontro de integração entre membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, de delegação francesa – composta por representantes do Ministério das Relações Exteriores e da embaixada da França no Brasil – e pesquisadores do Instituto Pasteur.
A cerimônia foi promovida visando à instalação da plataforma Fiocruz-Pasteur no Eusébio, município na Região Metropolitana de Fortaleza. “Nosso sistema Secitece está irmanado nesse projeto. Nossa rede de ensino é muito capacitada e pode colaborar. Receber o Instituto Pasteur no Ceará vai ajudar a desenvolver ainda mais a Ciência no nosso Estado e elevar nossa responsabilidade. Colocamos a Secitece à disposição e desejamos sucesso a todos os pesquisadores”, destacou o secretário Carlos Décimo.
O secretário de Saúde, Marcos Gadelha, que representou a governador Izolda Cela, afirmou que o Estado saiu de um momento muito difícil, que foi a pandemia, mas que trouxe alguns aprendizados e algumas oportunidades para o setor Saúde. “Primeiro: a importância de se valorizar, por exemplo; a vigilância em saúde. É necessário focar e investir mais em tecnologias para a formação de dados e de informações para decisão do gestor de Saúde. Dentro dessa perspectiva, estou autorizado pela governadora Izolda Cela a dizer que o Governo do Ceará continuará parceiro, incentivando e apoiando essa parceria, que proporcionará uma saúde mais acessível, proativa e preventiva ao cidadão cearense”, destacou Gadelha.
Após a reunião, a governadora Izolda Cela recebeu no Palácio da Abolição, a comitiva da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Pasteur, além de representantes do governo francês. Izolda Cela destacou a parceria firmada entre as instituições para instalação de plataforma de desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Imunologia e Imunoterapia, no Polo de Saúde do Eusébio.
Plataforma Fiocruz-Pasteur
A plataforma Fiocruz-Pasteur irá desenvolver pesquisas relacionadas à Imunologia e à Imunoterapia, áreas do conhecimento estratégicas para ambas as instituições. Até o início de 2023, o campus da Fiocruz Ceará no Eusébio receberá um especialista técnico internacional, que contribuirá na implantação do projeto, apoiado pelo governo francês. Já a Fiocruz deverá criar uma cátedra de excelência Fiocruz-Pasteur buscando acelerar ainda mais a consolidação da iniciativa.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa