Museu de Paleontologia do Cariri triplica número de pesquisadores
18 de março de 2022 - 11:22
Os cientistas foram apresentados durante workshop em alusão ao Dia do Paleontólogo, celebrado em 7 de março
O auditório do Geopark Araripe foi palco para o Workshop “Araripe: Patrimônio, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”. No evento, foram apresentados os 11 pesquisadores visitantes que chegaram ao Cariri com o objetivo de fortalecer e consolidar as ações do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca).
O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Carlos Décimo, participou da atividade de forma virtual. Presentes no evento também o reitor da Urca, Francisco de Lima Júnior, e o diretor do Museu de Paleontologia, professor Allysson Pinheiro.
A chegada dos pesquisadores vai triplicar o número de cientistas em atividade na instituição. Eles foram selecionados para atuar na área de Paleontologia, alguns com foco em técnicas de processamento de amostras paleontológicas e em suporte à Museologia. O Workshop foi realizado em alusão ao Dia do Paleontólogo, celebrado em 7 de março.
Recentemente definida como Paisagem Cultural do Ceará, a Chapada do Araripe, na região do Cariri, no sul do Ceará, tem um dos acervos de fósseis mais importantes do mundo. Com o apoio do Governo do Estado, através da Secitece, Funcap e Urca, ela apresenta uma produção científica com projeção internacional.
O Workshop contou ainda com a presença do professor Luiz Drude, diretor científico da Funcap, que fez uma apresentação de dados sobre o esforço e o sucesso das políticas assimétricas do Governo do Estado, que têm incentivado a interiorização das instituições de ensino de excelência, com o crescimento de doutores e de laboratórios de pesquisa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap