Jornada Pedagógica reúne professores, coordenadores e pedagogos do Instituto Centec

1 de fevereiro de 2022 - 16:00 # #

O secretário da Secitece, Carlos Décimo, participou da solenidade de abertura do evento que tem como tema “O Professor e os desafios da ação pedagógica na atualidade”

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, junto com Instituto Centec realizaram na manhã desta terça-feira (01), a abertura da Jornada Pedagógica 2022. O evento tem como tema “O Professor e os desafios da ação pedagógica na atualidade” e segue até quarta-feira (02).

Participaram da solenidade de abertura o secretário da Secitece, Carlos Décimo, o presidente do Centec, Silas Alencar, diretores, coordenadores, pedagogos e professores das Fatecs e CVTECs, além do ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda. O objetivo é proporcionar aos colaboradores das Faculdades de Tecnologia (Fatec) e Centros Técnicos (CVTEC) debates importantes para o contexto educacional.

Durante sua fala, Carlos Décimo, cumprimentou a todos ressaltando a importância dos CVTs, CVTEC e FATECS, centros educacionais que atuam fortemente na construção do desenvolvimento do nosso Estado. “Só com ciência, educação e tecnologia conseguiremos incluir os jovens, filhos de trabalhadoras e trabalhadores. Nunca fizemos tanto, mas é preciso fazer mais, pois a desigualdade é muito grande. Temos que cuidar das pessoas em primeiro lugar e espero contar com vocês para darmos um passo mais largo e retomarmos a empatia e a solidariedade nas nossas ações”, afirmou o gestor da Secitece.

Silas destacou o brilhante trabalho que tem sido feito pelos colaboradores das unidades, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na pandemia.“Agradeço a todos vocês, nossos colaboradores, que tem lutado junto conosco para garantir o melhor ensino técnico e tecnológico do Estado aos nossos alunos. Temos discutido com a Secitece formas de melhorar ainda mais a nossa infraestrutura e corpo técnico e esperamos contar com vocês nos novos desafios que venham adiante”, disse o presidente do Centec.

O ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda, falou sobre a responsabilidade e o papel dos CVTs e Fatecs com a educação de jovens que precisam ser acolhidos por essas instituições. “É preciso buscar esses jovens em vulnerabilidade sociaL, trabalhar para que eles não desistam de estudar, que não caiam no crime organizado. Somos nós que temos que fazer isso”, ressaltou

Sobre a Jornada Pedagógica 2022.1

O evento, que é virtual e transmitido pelo Google Meet, reúne mais de 100 profissionais da educação – dentre gestores, docentes e pedagogos – e deseja ser, também, um espaço de acolhimento, reflexão e interação, para planejamento das atividades letivas do semestre.

A Jornada conta com diversos palestrantes convidados. Confira aqui a programação completa.