Educação Profissional: Secitece realiza visitas a CVTs do Vale do Jaguaribe

19 de outubro de 2021 - 08:55

Secretário Inácio Arruda esteve nas unidades de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte e Quixeré

Com o objetivo de expandir e fortalecer a educação profissional no interior do Estado, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, tem realizado uma série de visitas aos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) espalhados pelo Ceará. Nesta segunda-feira (18/10), foi a vez das unidades de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte e Quixeré, municípios que fazem parte do Vale do Jaguaribe.

Em todas as visitas, Inácio esteve acompanhado do presidente do Instituto Centec, Silas Alencar, e do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo.

No CVT de Tabuleiro do Norte, o secretário da Secitece conheceu o projeto de criação do novo laboratório de Solda. A ideia é capacitar a população para um novo momento da cidade, que se transforma em um grande polo Metalmecânico, com a implantação de infraestrutura para atrair empresas do setor.
Inácio vistoriou as instalações que vão receber o novo laboratório e tratou, também, da transição de parte do terreno que hoje abriga a unidade, para a implantação do Raio no município. Fruto da reivindicação da população, a chegada do Raio em Tabuleiro do Norte faz parte da expansão do programa de segurança pública do Governo do Estado e contará com alojamentos feminino e masculino, além de uma central de videomonitoramento.

Participaram da visita o chefe de gabinete da prefeitura de Tabuleiro do Norte, Rafael Maia, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo do município, Clênia Chaves, além de técnicos e responsáveis pelo CVT.

CVT de Limoeiro 

Inácio também visitou o edifício histórico que abriga o CVT de Limoeiro do Norte, com o objetivo de acompanhar o andamento da reforma pela qual passará o prédio, construído no final do século XIX para ser a residência de Acelino Viana Arraes, primeiro pároco do município.

A coordenadora da unidade, Conceição Pinheiro, apresentou a estrutura do espaço que conta com auditório, biblioteca, laboratório de informática e um amplo espaço de convivência, utilizado para expor parte da produção artística dos alunos da unidade, além de um mini-museu da imagem e do som.

A obra será financiada por meio de emenda parlamentar, destinada pelo ex-deputado estadual George Valentim, estimada em R$ 252 mil para a reforma estrutural, e mais R$ 68 mil para a compra de novos equipamentos. A previsão de conclusão dos serviços é para 2022, quando o município vai comemorar 125 anos de emancipação e o CVT completará 25 anos de atuação na cidade.

Ainda em Limoeiro do Norte, Inácio visitou a sede da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O secretário foi recebido pela diretora Lucenir Chaves, que apresentou as obras em execução na instituição, por meio de Ordem de Serviço de Manutenção Preventiva.

CVT de Quixeré

Finalizando a sequência de visitas, o titular da Secitece esteve no CVT do município de Quixeré e foi recebido pela coordenadora da unidade, Elvirene Ferreira, e pelo prefeito do município, Toinho do Banco. Também participaram da visita o presidente da Câmara de vereadores, Samuel de Melo, e os vereadores Fagner Brito, Luiz Gonzaga e Cleudo Honorato.


De acordo com Elvirene, com as atividades presenciais interrompidas por conta da pandemia, o CVT de Quixeré permaneceu atuante por meio das aulas remotas e dos programas Farmácia Viva e Mudas de Plantas, que trabalham o cultivo e a distribuição de mudas medicinais, que também incentivam o reaproveitamento de embalagens tetra pak. “Com a equipe trabalhando para manter a estrutura bem conservada, o CVT de Quixeré encontra-se pronto para retomar as atividades presenciais”, afirmou a coordenadora.

Outro destaque da unidade é a coleta de óleo de cozinha usado. A ideia evita que litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta, contribuindo com a preservação do meio ambiente, além de angariar recursos para desenvolver projetos sociais na região.