Jaguaruana: Secitece participa de comemoração pela 1ª Indicação de Procedência do CE

13 de setembro de 2021 - 11:42


Evento em praça pública reuniu moradores e representantes das entidades envolvidas na obtenção do título, que reconhece nacionalmente as redes de dormir fabricadas no município

Uma solenidade na última sexta-feira (10/9) marcou a conquista da primeira “Indicação de Procedência” do Ceará, concedida às redes de dormir de Jaguaruana. O secretário da Secitece, Inácio Arruda, e o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, participaram da comemoração, promovida em praça pública com a presença dos moradores, além de representantes das entidades envolvidas na obtenção do título.

“É com muita alegria que, depois de um ano e meio de trabalho, estamos aqui, durante as comemorações da Semana do Município de Jaguaruana, para receber o título de ‘Indicação de Procedência’, do tipo ‘Indicação Geográfica’ (IG). Essa é uma conquista para qualquer município brasileiro e vai valorizar as nossas redes de dormir, que passam a ser referência nacional e internacional, graças ao trabalho do Governo do Ceará, da Secitece, do Nutec, da Prefeitura e da Associação dos Fabricantes de Redes de Jaguaruana”, destacou Inácio.


O título foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Atualmente, Jaguaruana abriga cerca de 200 fábricas de redes, que movimentam a economia local e fazem parte da vida diária dos moradores. O produto está presente até nos símbolos oficiais do município: o hino e o brasão da bandeira, de 1890.

Visita à fábrica Apodi

O secretário da Secitece aproveitou a viagem para visitar a Fábrica de Cimento Apodi, instalada em Quixeré. Acompanhado do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Carlos Décimo, e do presidente do Nutec, Francisco Magalhães, conheceu as tecnologias desenvolvidas na empresa. Para Inácio, a Secitece deve contribuir com a aproximação das universidades e do setor produtivo do Ceará.
De acordo com o gerente de produção da fábrica, Marco Aurélio da Silva, há dificuldade em contratar profissionais capacitados na área. “Com o desenvolvimento tecnológico, a indústria necessita de novos perfis profissionais e a Secitece pode contribuir com a formação desses trabalhadores”, pontuou Marco Aurélio.

Outro assunto tratado foi a possibilidade do aproveitamento de resíduos urbanos pela Apodi para geração de combustível, através de uma parceria entre poder público e setor produtivo. Atualmente, a fábrica já utiliza resíduos industriais para este fim, que vem contribuindo para redução do lixo e diversificação da matriz energética.