Fomento a inovação no Ceará: programas Corredores Digitais e Clusters apresentam resultados

29 de agosto de 2023 - 16:22 # # # # #

Ao todo, foram 121 startups criadas e 106 problemas solucionados

Representantes dos programas Corredores Digitais e Clusters Econômicos de Inovação se reuniram com a secretária Sandra Monteiro, na sede da Secitece, para apresentar os resultados obtidos por meio da parceria entre as duas iniciativas estaduais.

O Corredores Digitais é um programa da Secitece, enquanto o Clusters Econômicos de Inovação é coordenado pela SDE. Desde 2021, as duas secretarias atuam em conjunto no apoio a projetos de empreendedorismo inovador, proporcionando o desenvolvimento econômico das macrorregiões cearenses.

Por meio de editais, a parceria contempla empresas/startups com projetos que solucionem problemas que afetam os setores produtivos mais importantes para o crescimento do Estado.

Resultados

Nos anos de 2021 e 2022 (ciclos 1 e 2 da parceria), foram criadas 121 startups e 106 problemas solucionados, com a ajuda de 93 pesquisadores, que apoiaram 53 clusters nas 14 regiões cearenses. 

Durante a reunião, os representantes dos dois programas também alinharam as próximas ações a serem desenvolvidas no ciclo 3, que terá início ainda em 2023. A expectativa é alcançar o número de 471 startups criadas até o final do ciclo, previsto para finalizar em 2026. Atualmente, encontra-se em elaboração um Termo de Cooperação a ser assinado entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDE) e a Secitece para a continuação das atividades. 

Participaram da reunião a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Gabriella Purcaru, o secretário Executivo de Comércio, Serviço e Inovação da SDE, Fábio Feijó, Franciele Bezerra, assessora de Inovação da SDE, Samuel Façanha e Milton Sousa do Programa Cientista Chefe.