Secitece prestigia lançamento do Delta-V que vai injetar até R$ 80 mil em startups

22 de maio de 2023 - 16:41 # # # #

Com 27 selecionadas, Ceará terá o maior número de startups no programa

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, prestigiou o lançamento do programa de aceleração Delta-V, na última sexta-feira, dia 19 de junho, na sede do Banco do Nordeste. O objetivo é potencializar as oportunidades de crescimento de 60 startups, sendo 30 na fase de ideação e 30 na etapa de tração.

Coordenado pela Casa Azul Ventures, o Delta-V é o primeiro dos cinco projetos contemplados pelo edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), administrado pelo Banco do Nordeste (BNB). A iniciativa conta com o apoio do Instituto Atlântico e da ACE Cortex.

Para o presidente do BNB, Paulo Câmara, esse é momento importante que marca a atuação do banco no apoio às startups, já que foi o primeiro edital voltado, exclusivamente, às aceleradoras. “Nesse edital, apoiamos cinco projetos mobilizando R$ 8 milhões. O Banco busca contribuir para a geração de inovação e dinamização da economia regional, promovendo mentoria, capacitação e conexões para as startups”, afirma.

Ao todo, foram selecionadas 60 startups nordestinas. O Ceará teve o maior número de empresas de inovação contempladas, 27, distribuídas entre os municípios de Fortaleza, Eusébio, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Limoeiro do Norte.

Sandra Monteiro afirmou que esse resultado, demonstra o potencial empreendedor do nosso Estado. “O programa Corredores Digitais, criado há 12 anos pela Secitece, já é uma referência para a promoção do desenvolvimento de novos negócios no País. Somente no ano passado, foram beneficiadas 143 startups, com faturamento superior a R$ 750 mil”, comemora.

“Atualmente, 12,5% dos investimentos em startups ocorrem em empresas do Nordeste.
Em contrapartida, quase 50% das vagas dos principais institutos de tecnologia nacionais ficam com nordestinos”, diz. “Ou seja, a gente tem um grande potencial de mercado e de capital intelectual”, acrescenta o CEO da Casa Azul e coordenador geral do programa Delta-V, Filipe Dummar.

Premiação

A premiação será conferida a três empresas que estão na fase de ideação – com valores de R$ 20 mil, R$ 30 mil e R$ 40 mil – entre as 30 que selecionadas pelo programa. As outras três premiadas serão escolhidas entre as 30 da fase de tração – com R$ 60 mil, R$ 70 mil e R$ 80 mil. Os critérios de seleção das startups vencedoras são engajamento nas atividades do programa, evolução de indicadores de desempenho durante o período de aceleração e nota dada por uma banca de avaliação aos pitches apresentados pelas startups durante o Demoday.