Empreendedorismo: conheça as startups reconhecidas pelo Programa Corredores Digitais

22 de dezembro de 2020 - 09:29

MAV e Instituto Solar se destacaram por terem cumprido todas as etapas propostas à jornada

Três dias de mergulho na ciência produzida no Ceará. A quarta edição da Feira do Conhecimento, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), desta vez virtualmente devido à pandemia do coronavírus, reuniu empresários, profissionais da área da tecnologia, estudantes, professores e jovens empreendedores. A programação, totalmente gratuita e 100% online, incluiu palestras, lives, webinars, mostras virtuais em formato 3D e muito mais.

Em mais uma edição, o Corredores Digitais teve participação especial. O programa é considerado o maior em desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará, tendo como objetivo a geração de novas empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias em empreendimentos inovadores que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado.

Os destaques do evento foram as startups MAV, que proporciona conforto, praticidade e segurança com a venda de absorventes; e o Instituto Solar, que dimensiona e gerencia propostas comerciais e de clientes de Energia Solar. Elas foram reconhecidas nas modalidades criação e tração, por terem cumprido todas as etapas propostas pelo Programa Corredores Digitais.

Para a diretora da startup MAV, Raissa Sales, o programa a ajudou a descobrir coisas que nem ela mesma sabia que estavam lá, tendo sido um período de muitas descobertas e aprendizado tanto pessoal quanto profissional.

A empresária ainda ressalta que o desenvolvimento do seu negócio começou de forma inusitada. Ela cursava a disciplina de empreendedorismo do IFCE, quando uma amiga contou que precisava de um absorvente enquanto estava no shopping, e o quanto desejava que a máquina de refrigerantes fosse de absorventes. “Tudo passava de uma grande brincadeira e vontade de não reprovar na disciplina. Algumas meninas e professores começaram a nos incentivar e, de repente, o nosso faz de conta começou a virar realidade com a criação da MAV”, conta Raissa.

Pedro Vasconcelos, fundador do Instituto Solar e especialista no mercado de Energia Solar, também compartilha os desafios e aprendizados: “os maiores desafios estão relacionados à jornada do empreendedor. Os resultados não são tão rápidos como sonhamos e nos é exigido muita resiliência e persistência. Mas, o maior aprendizado que tivemos no Corredores Digitais é que tem sempre alguém do lado disposto a ajudar e que nós empreendedores não precisamos fazer tudo por conta própria, podemos e devemos sempre nos ajudar”.