URCA participa de pesquisa que avalia impacto do ensino remoto na alfabetização

3 de setembro de 2020 - 09:15 #

O coletivo Alfabetização em Rede, composto por pesquisadores de 29 universidades brasileiras, iniciou em março a pesquisa Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Aprovada no comitê de ética, a pesquisa é coordenada pela professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei, Doutora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.

A primeira fase da pesquisa constitui-se de um questionário voltado a docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ficará disponível até 15/09/2020 e até o momento (26 de agosto) contabilizou cerca de 13 mil respostas, em todas as regiões do país. Ceará mais de 3 mil respostas.

A iniciativa tem por objetivo conhecer como vem se efetivando o processo de alfabetização infantil durante o isolamento social, ao mesmo tempo em que investiga como a Política de Alfabetização do atual governo está sendo recebida pelos docentes. A segunda fase da pesquisa, com duração de dois meses, terá caráter qualitativo, e pretende analisar as condições de ensino naquela faixa de atuação, a partir da promoção de rodas de conversas com alfabetizadores.

A pesquisa é pioneira e avalia o impacto sobre o ensino remoto e na alfabetização. A investigação é também sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização. A pesquisa tem grande importância e apresenta uma possibilidade da URCA participar de uma pesquisa nacional, acerca da alfabetização no País, diante um tempo delicado e instigante, conforme a coordenadora regional do projeto, a Professora da URCA, Sislândia Maria Ferreira Brito.

Departamento de Educação

A URCA conta no Departamento de Educação com o curso de Pedagogia, com pesquisadoras que também trabalham com essa temática. “A pesquisa tem como desafio logo no início, quantificar o corpo de professores que conhecem o PNA, no Ceará, e especialmente no Cariri. Dentro dessa pesquisa, os professores têm o conhecimento e a prática, com a Política Nacional de Alfabetização, vendo com isso, se ela é aceita na região”, explica a coordenadora.

Para a realização da pesquisa, foi distribuído um questionário online para os professores de cada cidade do Cariri e até mesmo do Centro-Sul. São mais de 30 municípios envolvidos, no primeiro momento, e mais de 3 mil respostas do Ceará. Em toda a rede são 13 mil. O estado que tem maior número de questionários respondidos é o Ceará e a URCA está na ponta da pesquisa, por ser uma das instituições que mais tem recebido respostas dessa pesquisa, que é quantitativa, e qualitativa, num segundo momento. Em meados de setembro será o encerramento da parte quantitativa, e aí segue para a parte qualitativa com os professores da Educação Básica.

O trabalho terá continuidade com os grupos focais. Há um corpo significativo de respostas e com isso dados necessários para trabalhar a análise, dentro de uma das maiores pesquisas do País de como se encontra o processo de alfabetização nesse período de pandemia e da Política Nacional de Alfabetização.

O Cariri tem papel significativo na pesquisa tendo um olhar ao nacional e ao Estado do Ceará. A coordenação geral desse trabalho tem destacado o protagonismo da URCA no incentivo às respostas do Ceará, da qualidade do trabalho que tem sido feito e o número de participantes. A UFC está realizando o trabalho de pesquisa na capital e o interior tem sido a cargo da URCA. “Nosso objetivo é contribuir nacionalmente, mas sobretudo com a nossa região”, diz a coordenadora.

Os pesquisadores da URCA envolvidos nesse trabalho são: Sislândia Maria Ferreira Brito, Edvone Meire Oliveira, Marcia Kelma de Alencar Abreu, Robério Ferreira Nobre, Isabelle de Luna Alencar Noronha, Ana Paula dos Santos, Cícera Cosmo de Souza e Juscelandia Machado Vasconcelos.

As universidades parceiras são: UFSJ, UEMG, UFRN, URCA, UFERSA, UFSM, UFMS, UFPEL, FURG, UFMA, UFPI, UFR, UNIPAC, UFPA, UNIFAP, UNIFESP, UNIMONTES, UFPE, UPE, UFCAT, UFAPE, UFBA, UFRGS, UFC, UFAL, UFPB, UFS, UNEB, UNILAVRAS.

Fonte: Urca