Gerente de Fomento da Finep fala sobre “Oportunidades para captação de recursos”

17 de junho de 2020 - 10:28 # #

Finep está com dois editais abertos com foco em soluções no combate à Covid-19

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio programa Corredores Digitais, deu início à série de transmissões pelo YouTube e Facebook, com foco na capacitação de empreendedores. Nesta terça-feira (16/06), o Gerente de Fomento Regional Nordeste da Finep, Paulo Resende, foi o primeiro convidado, e apresentou aos empreendedores as “oportunidades para captação de recursos”.

Neste momento, a Finep (agência de fomento vinculada ao MCTIC), está com dois editais abertos, voltados para o enfrentamento da Covid-19. Em linhas gerais, os editais oferecem recursos a fundo perdido. “Por um lado, parece muito atrativo, porque o empreendedor não terá que restituir, mas por outro, tem que estar consciente de que deverá desenvolver inovação que beneficie a sociedade brasileira”, afirma Resende.

O primeiro edital é o 02/2020, voltado para empresas privadas de todos os portes, com três linhas temáticas: Soluções inovadoras em ventiladores pulmonares mecânicos e equipamentos suplementares de suporte à vida; Soluções inovadoras para testes diagnósticos e biossensores, reagentes e insumos associados; Soluções inovadoras para máscaras de proteção e equipamentos e sistemas de descontaminação, desinfecção e esterilização.

Podem participar empresas brasileiras de qualquer porte, individualmente ou em parceria com outras empresas brasileiras, com algumas condições descritas no edital 02/2020 (ver site www.finep.gov.br). Dia 21 de junho, encerra o prazo para envio eletrônico da proposta.

O segundo edital é o 03/2020, mais amplo, com 14 linhas temáticas, a exemplo de robôs colaborativos, uso de inteligência artificial, nanotecnologia, entre outros. Neste, o prazo para envio da proposta encerra dia 22 de junho.

Além de apresentar os editais, Resende destacou aos participantes algumas linhas de financiamento a crédito que a Finep disponibiliza, sendo uma delas o Crédito para reconversão industrial (que busca aumentar a oferta de equipamento de proteção individual, equipamentos médicos e demais produtos essenciais para enfrentamento do Covid-19, a partir da conversão emergencial de processos produtivos); e a outra a Finep Dispositivos Médicos (que busca apoiar para desenvolvimento, otimização e escalonamento da produção de dispositivos de atenção à saúde utilizados em UTIs ou no tratamento à Covid-19 como forma de aumentar a oferta nacional desses produtos).

Paulo Resende disponibilizou seus contatos, caso os empreendedores queiram tirar alguma dúvida: presende@finep.gov.br e (85) 99198-1626.

Agenda da Semana

A série de transmissões conta com parceria da IncubaUECE, Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC) e NUTEC, e segue até sexta-feira. Confira:

Na quarta, às 18h30, será a vez do empresário Gabriel Bonadies ministrar o workshop “Influencer Marketing para Empreendedores”. Quinta, às 16h, os participantes vão aprender sobre a utilização do Linkedin, com a Top Voice eleita pelo Linkedin, Amanda Graciano.

Fechando a agenda da semana, a articuladora de negócios do Corredores Digitais, Gisele Antenor, estará à frente do workshop de Elaboração de Projetos, na sexta-feira, a partir das 18 horas.