Startups contarão com apoio de realidade virtual

24 de fevereiro de 2022 - 17:03 # # #

Os equipamentos proporcionarão experiências interativas na nova realidade do metaverso

As startups participantes dos programas Corredores Digitais e CriarCE, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), receberam a doação de 10 óculos de realidade virtual para o desenvolvimento de seus projetos.

Os equipamentos modelo VR One foram cedidos pela empresa alemã Zeiss, líder internacional em tecnologia nas áreas de óptica e optoeletrônica. A entrega foi realizada pelo titular da Secitece, Carlos Décimo, em visita realizada na manhã desta quinta-feira, 24/02, na sede do CriarCE, no Edifício São Luiz, no Centro de Fortaleza.

“Esse é mais um equipamento que a Secitece, junto aos seus parceiros, coloca à disposição para ajudar na formação e capacitação dos jovens empreendedores, proporcionando experiências interativas que permitirão adentrar na nova realidade do metaverso”, comemora o secretário.

Para a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Gabriela Purcaru, é preciso estarmos atentos às novas tecnologias para empreender. “Nosso compromisso é formar uma nova geração de lideranças capaz de alavancar o desenvolvimento do Estado com inovação e conhecimento e, para isso, temos que estar de olho nas novas tecnologias”, afirma.

Na avaliação do coordenador do CriarCE, Thiago Barros, “o uso da realidade virtual e da realidade aumentada é um grande carro chefe nesse mundo de metaverso. É algo que, querendo ou não, vamos ter que passar. Essa é a nossa hora de aprender! Os óculos VR são uma ferramenta que vai nos ajudar a desenvolver novos produtos para esse novo mundo”.

Também participaram da visita, o ex-secretário Inácio Arruda; a coordenadora da Universidade do Trabalho Digital, Jamaci Oliveira e Anelina Lopes, gestora de Jornada do CriarCE.

Sobre os programas

O Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará, realizado pela Secitece. A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases, oferecendo acesso a benefícios, mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking aos projetos apoiados.

Já o CriarCE é a primeira aceleradora pública de hardware do País. Tem como objetivo apoiar, de forma gratuita, o desenvolvimento de produtos inovadores. Oferece infraestrutura, suporte técnico e mentorias de mercado, além de promover o networking com o ecossistema de inovação de todo o Brasil. Funciona no prédio do Cineteatro São Luiz, no coração de Fortaleza.