Startup criada por alunos do ‘Qualifica Mais’ participa do Corredores Digitais

26 de janeiro de 2022 - 16:08

A formação no curso Programador de Sistemas, do programa Qualifica Mais-Emprega Mais, ofertado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (UECE) por meio do Pronatec, já rende bons frutos para seis alunos recém-formados no programa. O grupo desenvolveu uma startup voltada para o controle de insumos de estoque da saúde pública, que está na segunda fase de seleção do programa Corredores Digitais, (na modalidade Criação de Negócio), realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).

Talita Sousa é uma das alunas formadas no curso e integrante da equipe. Ela explica que a empresa criada pelos ex-alunos, nomeada GEuBs, é uma plataforma criada para a otimização e transparência da gestão de insumos na saúde pública. Por ser uma startup, a iniciativa tem como características principais a inovação e a celeridade em impulsionar o mercado. “Para uma startup são necessárias várias etapas para a maturação da ideia. Hoje o GEuBS está na validação que consiste em ouvir em tempo real os que mais são afetados pelo problema que nossa plataforma se propõe a resolver, e com esses dados consolidar nossa solução”, detalha a jovem. O trabalho conta com a mentoria do professor Marcelo Correa, que ministrou para a turma o módulo Programação de Sistemas.

Startup está participando do programa Corredores Digitais, da Secitece

Sobre o nome da empresa, GEuBs – Gestão de Saúde, Talita esclarece que os idealizadores resolveram colocar em prática o que aprenderam no curso, aplicando o conceito de CamelCase, prática de escrever palavras compostas ou frases sem espaços e separando as palavras alternando letras maiúscula. Segundo ela, a palavra está vinculada ao tipo de objeto relacionado à empresa. “O GE é nossa função, o uBS é nossa variável”, diz, Talita.

Além dela, integram o projeto os ex-alunos do curso: Rosi Simião, William Roberto e Yure Muniz. Com o certificado do curso de Programador de Sistemas em mãos, o grupo celebra a conclusão do curso e a participação do projeto Corredores Digitais.

Qualifica Mais, Emprega Mais

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) encerrou, em outubro de 2021, as aulas dos cursos do piloto do programa Qualifica Mais-Emprega Mais na área de tecnologia da informação (TI), modalidade de ensino a distância, formando 158 jovens cearenses. Ao todo, o Qualifica Mais, iniciativa dos Ministérios da Educação e da Economia, ofertou três cursos no Ceará: Programador de sistemas, Programador de dispositivos móveis e Programador Web.

Segundo a coordenadora de Ensino do Pronatec/Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), professora Germana Paixão, o índice de conclusão dos cursos foi de 53,37%. “Apesar dos desafios enfrentados, tivemos o compromisso e o engajamento de coordenadores e professores e conseguimos ofertar cursos de boa qualidade”, afirma. A UECE foi uma das sete instituições de ensino de todo o País selecionadas para ofertarem os cursos do piloto do programa Qualifica Mais. Em todo o Brasil, o programa ofertou 6.069 vagas em 11 regiões metropolitanas: Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

Sobre os Corredores Digitais

O Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do estado do Ceará.

Apoiado em conhecimento científico, tecnológico e de mercado, o programa atende a projetos inovadores em diferentes fases, de ideação à tração, da pesquisa ao go to market e expansão de mercado.

Além disso, oferece acesso a diversos benefícios, sejam eles perks de empresas parceiras, mentorias de profissionais consolidados ou contatos com grandes empresas, em um ambiente que promove conexões e impulsiona o ecossistema.

Fonte: Uece