Curso de Geografia da UVA realiza mapeamento diário da COVID-19 em Sobral

29 de maio de 2020 - 18:09

Um projeto do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está realizando o mapeamento diário da evolução da COVID-19 em Sobral. O monitoramento da espacialização da doença no município é feito pelo Laboratório de Multimídia e Cartografia (LAMUCA/UVA) e pelo Laboratório de Geoprocessamento e Recursos Hídricos (LAGERH/UVA), utilizando os dados do Boletim Epidemiológico, fornecidos diariamente pela Secretaria de Saúde de Sobral. Os mapas estão disponíveis na página da UVA, com link de acesso pelo selo “COVID-19 Sobral”.

A iniciativa visa “contribuir para fortalecer a conscientização da sociedade sobre os riscos de deslocamento, em um momento em que a velocidade de propagação da doença, no tempo e no espaço, ocorre de forma muito acelerada e, dessa forma, a espacialização se torna importante para avaliar riscos e orientar decisões, uma vez que somente quantificar, não possibilita a consciência espacial”, explicam os coordenadores do Projeto, destacando as geotecnologias como ferramentas de informações geográficas que “possibilitam a espacialização de informações e auxiliam em diagnósticos e prognósticos eficientes em ambientes de diversas escalas”.

O projeto, coordenado pelos professores Ana Paula Pinho Pacheco Gramata, Ernane Cortez Lima e Analine Maria Martins Parente, tem a participação dos estudantes que atuam no LAMUCA e LAGERH, Antônio Narcélio P. do Nascimento, Clélia Ferreira Rodrigues, Daniel Carneiro Mendes, Milena Araújo de Sousa e Noélia André Diniz.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA