Cearense desenvolve produto natural alternativo para tratar feridas cutâneas

30 de setembro de 2019 - 15:08 #

A cientista apresentou dois projeto no SILAE 2019, realizado em Havana- Cuba

Hidrogel Fitomodulador de proteínas do látex para cicatrização de feridas, com aplicação biotecnológica de proteínas do látex à saúde, foi o projeto apresentado pela professora Mirele da Silveira Vasconcelos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Baturité (IFCE), durante o XXVIII Congresso Italo-Latinomericano de Etnomedicina, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de setembro, no Palácio de las Convenciones, no Hotel Palco, em Havana (Cuba).

Mirele foi a única cearense a participar desse evento internacional, promovido pela Sociedade Científica SILAE, apresentando os dois trabalhos na lígua inglêsa. A pesquisa, que faz parte de sua tese de Doutorado em Bioquímica, desenvolvido na UFC, focou nas potencialidades de duas plantas nativas da região cearense: Calotropis procera e Caesalpinea pulcherrima. O objetivo foi elaborar um Hidrogel cicatrizante como um produto natural alternativo para tratar feridas cutâneas.

O segundo trabalho apresentado pela professora Mirele é sobre a Geléia Funcional rica em Bioprodutos, desenvolvido no IFCE campus Baturité, a base do drinque clássico cubano Mojito com adição de hemiceluloses vegetais obtidas de sementes de Caesalpinea pulcherrima, como fonte de fibras e espessante alimentar.

Mirela vai apresentar seus dois trabalhos no estande do Instituto Federal de Educação (IFCE), por ocasião da Feira do Conhecimento 2019, que acontece de 16 a 19 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, numa promoção da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems.

A pesquisadora, como única representante do Ceará no evento, agradeceu o apoio recebido dos colaboradores e instituições envolvidas especialmente do IFCE e complementou que esta foi uma excelente oportunidade para atualizar conhecimentos, estabelecer novas parcerias científicas com pesquisadores de diferentes partes do mundo e representar a pesquisa do estado do Ceará.

Informações:

Profª. Mirele da Silveira Vasconcelos

Doutora em Bioquímica

Nutricionista e Engenheira de Alimentos

Coordenadora do Curso de Ciências de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Baturité.