Linguagem de Programação JAVA – EAD

 

O que é

 

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que atualmente faz parte do núcleo da Plataforma Java.

Com esse curso você vai

 

– Aprender a produzir programas para desktop e páginas web, utilizando a tecnologia Java;
– Abordará padrões de projeto, Git, Github e Spring Framework;
– Aprenderá a programar com orientação a objetos.

Pré-requisitos de seleção

 

– Ser alfabetizado;
– No mínimo ter 16 anos;
– Possuir computador para a prática do conteúdo;
– Possuir conhecimentos básicos de lógica de programação, HTML, CSS e protocolos WEB.

Conteúdo programático do curso

 

Carga Horária: 120 Horas/Aula (* Sujeito a alteração)

 

MÓDULO I

Introdução ao Java e Lógica de programação

 

– Unidade I – História do Java, conhecendo a linguagem.
– Unidade II – Variáveis e constantes.
– Unidade III – Operadores.
– Unidade IV – Entrada e saída de dados.

MÓDULO II

GIT & GITHUB

 

– Unidade I – Introdução ao GIT
– Unidade II – Instalando a ferramenta e utilizando a linha de comando.
– Unidade III – Comandos GIT e ciclo de vida do projeto.
– Unidade IV – Utilizando o Github como repositório de arquivos.

MÓDULO III

Elementos básicos da programação Java

 

– Unidade I – Expressões aritméticas.
– Unidade II – Array unidimensional e multidimensional.
– Unidade III – Operador ternário.
– Unidade IV – Introdução a funções.

MÓDULO IV

Programação Estruturada

 

– Unidade I – Introdução a algoritmos e programação estruturada.
– Unidade II – Estruturas de decisão If Else e If Else encadeado.
– Unidade III – Estruturas de decisão Switch.
– Unidade IV – Estruturas de repetição Do… While.
– Unidade V – Estruturas de repetição For.
– Unidade VI – Funções.

MÓDULO V

Programação Orientada a Objeto

 

– Unidade I – Introdução a programação orientada a objeto.
– Unidade II – Encapsulamento e Construtores.
– Unidade III – Métodos Getters/Setters.
– Unidade IV – Métodos com parâmetros e com retorno.
– Unidade V – Herança, Polimorfismo e Interfaces.
– Unidade VI – Tratamento de erros.

MÓDULO VI

Java FX

 

– Unidade I – Criando um projeto Java FX.
– Unidade II – Gridpane layout.
– Unidade III – Radio Button e CheckBox.
– Unidade IV – ComboBox e ChoiceBox.
– Unidade V – Slider, Spinner, ColorPicker & DatePicker Controls.
– Unidade VI – Events e Event Handler.

MÓDULO VII

Integração Java e MySQL: JDBC

 

– Unidade I – Configurando e utilizando JDBC.
– Unidade II – Conectando ao MySQL.
– Unidade III – C.R.U.D

MÓDULO VIII

Padrões de projeto

 

– Unidade I – Introdução aos padrões de projeto
– Unidade II – Singleton & Factory method.
– Unidade III – Builder & Abstract factory.
– Unidade IV – MVC.

MÓDULO IX

Spring Boot e persistência de dados

 

– Unidade I – Entendendo o JPA e começando o mapeamento do banco.
– Unidade II – Spring boot core e Spring framework.
– Unidade III – Modelo MVC.
– Unidade IV – Persistência e acesso de dados com JPA.
– Unidade V – Autenticação de usuário com Spring Security e JWT.

MÓDULO X

Projeto final