Design Gráfico

 

O que é

 

Design Gráfico ou Projetismo Gráfico refere-se à área de conhecimento e à prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional. Ou seja, de tudo o que configura apelo visual e estético.

Com esse curso você vai

 

– Aprender a construir layouts perfeitos de se visualizar
– Saber utilizar bem as cores
– Produzir peças visuais

Pré-requisitos de seleção

 

– Ser alfabetizado;
– No mínimo ter 16 anos;
– Teste de seleção

Conteúdo programático do curso

 

Carga Horária: 120 Horas/Aula (* Sujeito a alteração)

Horários

 

– Manhã: 08h às 10h
– Tarde: 15h às 17h

 

MÓDULO I

Introdução ao Design Grafico

 

– Unidade I – Introdução e conceitos iniciais sobre o profissional e a área. Os quatro princípios básicos do Design;
– Unidade II – Tipo e extensões de imagens
– Unidade III – Representação e teoria das cores.

MÓDULO II

Trabalhando com Desenho Vetorial – Inkscape

 

– Unidade I – Conhecendo a interface do programa e seus menus. Conhecendo as principais ferramentas;
– Unidade II – Trabalhando com formas básicas e a manipulação dos objetos. Salvando, importando e exportando arquivos;
– Unidade III – Trabalhando com formas complexas. Operações booleanas e alinhamento. Texto e conversões. Deformação de caminho. Replicação de objetos. Perspectiva e simetria. Conceitos sobre Gestalt e Proporção áurea;
– Unidade IV – Filtros e camadas.

MÓDULO III

Trabalhando com Manipulação de Imagens – GIMP

 

– Unidade I – Conhecendo a interface do programa e seus menus;
– Unidade II – Introdução a camadas;
– Unidade III – Conhecendo as ferramentas de seleção e canal alpha. Cor de frente e fundo. Propriedades de texto. Abrindo, salvando, importando e exportando imagens;
– Unidade IV – Trabalhando com efeitos complexos. Menu Cores e efeitos. Corte, clonagem e restauração de imagens. Trabalhando com filtros e aprofundando as camadas e seus modos;
– Unidade V – Animação com GIF.

MÓDULO IV

Identidade Visual

 

– Unidade I – Aprofundamento na área do design que estuda os conceitos de identidade visual como a definição do que é branding, marca, logotipo e identidade visual. Definição de metodologia e métodos, qual metodologia se encaixa com o seu projeto.
– Unidade II – Como se produzir um moodboard, qual o papel do brainstorming na criação da marca.
– Unidade III – Utilizar a teoria das cores e famílias tipográficas na hora de desenvolver a marca, baseado também no estudo feito sobre o cliente, público alvo, segmento, etc.

MÓDULO V

Preparando o Aluno para o Mercado de Trabalho

 

– Unidade I – Como produzir um currículo criativo na área do design, utilizando os métodos do design gráfico, baseado no perfil do profissional em questão, pesquisando referências atuais. Como desenvolver um portfólio e disponibilizá-lo online (behance).
– Unidade II – Empreendedorismo – como esse termo ficou tão conhecido nos últimos tempos, observação do estudo do número de empresas que abriram e fecharam nos últimos tempos. Aliás, há uma receita para o sucesso empresarial?
– Unidade III – Como fazer para se tornar um freelancer na área, como cobrar por seus trabalhos.
– Unidade IV – Tangram – história do tangram, qual a sua finalidade, por que o método do tangram é utilizado em diversas áreas. Qual o objetivo do tangram no nosso curso, no qual seria desenvolver o lado de resolução do nosso cérebro, fazendo com que os alunoa resolvam mais rapidamente possíveis problemas (de maneiras diferentes até). Utilizando teoria e prática.

MÓDULO VI

Projeto Final – Desenvolvendo uma Identidade Visual

 

– Unidade I – Desenvolvimento de uma marca
– Unidade II – Aplicação Manual de Identidade Visual
– Unidade III – Aplicação nas peças online e offline
– Unidade IV – Apresentação do Projeto