Inácio articula liberação de recursos federais com representante do MCTI

24 de abril de 2021 - 17:31

 
Foram pautas da reunião Parque Tecnológico, CTTC, Tecnova-CE e outras iniciativas realizadas em conjunto com o Ministério

O secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Leônidas Andrade, participou de reunião com o secretário da Secitece, Inácio Arruda, na tarde desta sexta-feira (23/4). Ao lado de coordenadores da pasta, os secretários conversaram sobre as diversas ações e projetos que vêm sendo desenvolvidos graças à parceria entre o Governo do Ceará e o MCTI.

Entre as pautas do encontro, destaque para o processo de implantação do Parque Tecnológico do Ceará no edifício do Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza. Atualmente, a Secitece aguarda a liberação, pelo Ministério, de recursos da ordem de R$ 1,1 milhão, conquistados por meio de convênio firmado entre MCTI e Governo do Ceará. Na reunião, Leônidas Andrade garantiu que irá se articular junto ao órgão federal para a liberação da verba, que será utilizada na reforma e adaptação do edifício.

Outra pauta discutida envolveu o Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC), que já está com recursos de cerca de R$ 6 milhões, oriundos do MCTI, aprovados para a implantação de toda a infraestrutura para abrigar um laboratório de Energias Renováveis no local. No entanto, o montante ainda não foi liberado. Neste sentido, o secretário Inácio Arruda solicitou a intervenção do representante do Ministério nesta articulação. Hoje, o CTTC oferta cursos de formação técnica, atendendo as necessidades das indústrias localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, por meio de parceria com o IFCE, que detém a cessão do equipamento.

Ainda na reunião, Inácio reforçou a necessidade de liberação, pelo Ministério, de recursos para andamento do programa Tecnova-CE. Quando for recebida, a verba será destinada às ações de inovação em microempresas e empresas de pequeno porte do Estado.