Agenda em Brasília: Secitece discute parceria para repatriação de fósseis brasileiros

26 de setembro de 2023 - 15:00

Cooperação envolverá Governo do Ceará, por meio da Secitece e da Urca, além de Ministérios e Embaixadas do Brasil, da Alemanha e da França

Durante agenda institucional em Brasília/DF, a secretária Sandra Monteiro participou, na última segunda-feira (25/9), de uma reunião na sede do Ministério das Relações Exteriores. Na pauta, a possibilidade de ações integradas com foco na repatriação de fósseis de origem brasileira localizados no exterior.

A parceria deverá envolver entidades a níveis federal e estadual, a exemplo do Instituto Guimarães Rosa, unidade do Ministério das Relações Exteriores responsável pela diplomacia cultural brasileira, e o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, ligado à Universidade Regional do Cariri (Urca).

A ideia, segundo a secretária da Secitece, é de que essa cooperação torne mais ágil o processo de repatriação. “Os fósseis de origem brasileira localizados em outros países são um patrimônio arqueológico nacional e com importância cultural e científica para os estados”, pontua Sandra Monteiro.

Neste sentido, haverá uma soma de esforços entre Governo do Ceará, por meio da Secitece e da Urca, dos Ministérios de Relações Exteriores (MRE) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além das embaixadas do Brasil, da Alemanha e da França.

Participaram da reunião o reitor da Urca, Carlos Kléber; o ministro das Relações Exteriores e diretor do Instituto Guimarães Rosa, Marco Antonio Nakata; além de representantes das Embaixadas do Brasil, da Alemanha e da França, bem como do Ministério Público Federal e MCTI.

Ubirajara

Uma das repatriações recentes que reacenderam as discussões acerca da necessidade dessa cooperação foi a do fóssil Ubirajara jubatus, que estava na Alemanha ilegalmente e que hoje encontra-se em solo cearense. O fóssil foi devolvido ao Cariri e está abrigado no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens.