Secitece e Prefeitura de Maracanaú discutem estratégias para desenvolvimento local

18 de janeiro de 2024 - 11:24

Secretária Sandra Monteiro apresentou programas e projetos da Secitece para prefeito Roberto Pessoa e secretariado municipal

A manhã desta quarta-feira (17) foi marcada pela visita da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, ao gabinete do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Durante a reunião, Sandra apresentou os programas e iniciativas da Secitece aos secretários municipais e assessores presentes, visando possíveis parcerias.

No encontro, os secretários destacaram os projetos que poderiam se beneficiar dos cursos oferecidos pela Secitece, por meio do contrato de gestão com o Centec, além de outras oportunidades oferecidas pela secretaria. Uma das solicitações foi a concretização de um convênio entre a Prefeitura de Maracanaú e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), objetivando a utilização do hospital veterinário da instituição de ensino para atender às demandas da Secretaria de Bem-Estar Animal do município.

Cursos de tecnologia

Ao longo das discussões, ficou acordado que a Secitece, por meio da Universidade do Trabalho Digital (UTD), oferecerá cursos de informática básica e avançada em Tecnologia da Informação e programação. Esses cursos, disponíveis nas modalidades online e presencial, integrarão o programa Universidade Operária Nordeste, uma iniciativa da prefeitura de Maracanaú que busca proporcionar cursos profissionalizantes em diversas áreas para jovens e adultos.

Sandra Monteiro destacou a relevância de fortalecer parcerias entre a Secitece e a prefeitura de Maracanaú, reconhecendo a importância estratégica do município como polo industrial para o estado. “É muito importante unir esforços para criar mais oportunidades de formação nas áreas de ciência e tecnologia”, ressaltou a secretária.

Visita

Acompanhada pelo secretário de Educação do município, George Valentim, Sandra Monteiro também visitou a sede do Centro Municipal de Educação Profissional Eneida Soares Pessoa, que abriga um polo da Universidade Aberta do Brasil, coordenado pela Secitece, e futura sede da Universidade Operária Nordeste. A visita reforçou o compromisso de ambas as instituições em fortalecer a educação, a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento local.