Núcleo em Fortaleza desenvolve projetos e promove inovação no Norte e Nordeste

10 de março de 2020 - 10:49


O Nepen atende empresas de diversos setores, compondo o ecossistema de inovação do Estado

O Ceará dispõe de diversas estruturas físicas que têm ajudado a transformar ideias inovadoras em negócios. Um destes locais é o Nepen – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste, criado em 2002 e que atende empresas de diversos setores, compondo o ecossistema de inovação do Estado.

De acordo com a sua presidente, Técia Carvalho, a instituição é uma sociedade civil sem fins lucrativos e possui uma equipe de especialistas, mestres, doutores e técnicos, com experiências empresarial e acadêmica na execução de projetos.

“Temos infraestrutura própria e capacidade de desenvolver projetos de software, hardware, soluções de software embarcados, prototipagem em modelos 3D, entre outras tecnologias”, explica Técia Carvalho.

Apoio ao empreendedorismo

O Nepen incentiva parceiros e pesquisadores a darem continuidade aos projetos, seja através de parcerias com fabricantes de equipamentos, ou através de apoio ao empreendedorismo. Por isso, conta com o Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI), que ajuda a transformar projetos em negócios, com os diversos serviços de criação de empresas e negócios inovadores, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Técia Carvalho, presidente do Nepen

Além disso, as parcerias com outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) permite ampliar o leque da atuação no Nepen em soluções tecnológicas, envolvendo projetos multidisciplinares e multissetoriais.

Incubação de projetos

O núcleo também dispõe de um espaço de incubaworking (misto de incubação e coworking) que recebe e alavanca as empresas, por meio de assessoria de negócios e inclusão de competências. No local, ainda funcionam as seguintes estruturas: MAE (Mecanismo de Apoio ao Empreendedorismo) e PAI (Programa de Apoio à Inovação) que dão todo o suporte para os projetos instalados no núcleo.

Atualmente, existem quatro empresas apoiadas dentro do Nepen. Entre elas, está a Hexa, que surgiu no IFCE e trabalha na área de energia. Com inovações já comercializadas, o destaque é o aparelho “Iose”, dotado de sistema de telemetria e acionamento remoto, realizando a automação do “liga e desliga” e a medição da tensão. Já foram vendidas 2 mil unidades do Iose para faculdades, condomínios e outras instituições.
A empresa Hexa, que atua no segmento de energia, funciona dentro do Nepen

Internet das Coisas (IoT)

Uma das expetises do Nepen são as pesquisas em Internet das Coisas (IOT). De acordo com o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento no núcleo, Alberto Albuquerque, são desenvolvidos dispositivos para monitoramento de medidores de água e gás, rastreadores de bois e sistema de gestão de ativos para concessionárias.

No desenvolvimento do hardware é utilizada a tecnologia Lora, de radiofrequencia, já presente em muitos países da Europa, que permite uma comunicação a longas distâncias com consumo mínimo de energia, e com um preço muito mais acessível do que os já existentes no mercado.

Seu funcionamento baseia-se em uma rede de topologia estrela, similar a uma rede de celular. Suas principais aplicações são sistemas de IoT como sensores e monitores remotos (pressão, luz, on-off, temperatura etc.), sobretudo aqueles operados a bateria, de mensagens curtas de status que sejam fácil ou difícil acesso.

O gerente Alberto Albuquerque apresenta as inovações em Internet das Coisas

O Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste – Nepen funciona em Fortaleza/CE, na Rua Felino Barroso, 643, Bairro de Fátima, atendendo pelo e-mail contato@nepen.org.br e pelo telefone (85) 3021-1672.