Fomento às deep techs cearenses: Secitece participa de reunião no MCTI

7 de fevereiro de 2024 - 15:01


Projeto de aceleração vai ampliar o número de empresas inovadoras com a colaboração de instituições de pesquisa

Cumprindo agenda em Brasília nesta terça-feira (06), a secretária Sandra Monteiro participou de uma reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na sede do Ministério. Na pauta, o incentivo à reindustrialização do Ceará e do país, a partir da criação de produtos tecnológicos por meio das deep techs. Também participou do encontro o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.

Durante a reunião, Sandra Monteiro apresentou o projeto de aceleração de deep techs. A iniciativa quer fomentar o aumento dessas unidades no Ceará, com a ampliação do número de empresas inovadoras e da colaboração com instituições de pesquisa.

“A ideia é conceber novos produtos a partir das pesquisas que já são realizadas em laboratórios e dos trabalhos de conclusão das pós-graduações”, explicou a titular Sandra Monteiro. Para tanto, a Secitece já dispõe de programas como o hub de inovação Corredores Digitais e a primeira aceleradora pública de hardware brasileira, o CriarCE, que poderão dar suporte ao projeto.

Saiba mais

As deep techs são startups que se dedicam a desenvolver novas tecnologias por meio de testes e pesquisas aprofundadas em áreas como matemática, física, engenharia e biologia. Elas conseguem tanto solucionar problemas atuais de alto valor agregado quanto construir empresas do futuro.