Debates e reflexões marcam 1º etapa regional da Conferência Estadual de CT&I

26 de março de 2024 - 10:49

Evento aconteceu na UVA, em Sobral

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) promoveu, na última quinta-feira (21), a primeira etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que contemplou as seguintes regiões: Sertão de Sobral, Litorais Norte e Oeste, Vale do Curu e Serra da Ibiapaba. O encontro foi realizado na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Campus Betânia, em Sobral, e reuniu diversas esferas da sociedade civil com representantes de instituições de ensino e pesquisa, setor empresarial e governo, para debater e refletir sobre o papel da CT&I para um futuro mais justo e sustentável nos próximos dez anos.

A Conferência Estadual integra a agenda preparatória para a 5° CNCTI, que acontecerá em junho, em Brasília. O evento aconteceu de forma híbrida com transmissões pelos perfis oficiais do Instagram da Secitece e do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda. Ao menos 400 pessoas participaram das atividades durante todo o dia, de forma online e ou presencial.

Eixos temáticos

Durante a atividade, os participantes debateram em torno de quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos estaduais; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.

Estiveram presentes na solenidade de abertura a secretária da Secitece, Sandra Monteiro; a secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Adeline Lobão; o coordenador do Cientista Chefe, professor Henry Campos; o vice-reitor da UVA, Francisco Carvalho; entre outras autoridades. Na parte da manhã, a mesa de abertura debateu sobre o tema central da 5° CNCTI “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, seguida de grupos de trabalho sobre os eixos estruturantes definidos pelo MCTI.

A secretária Sandra Monteiro comemorou a participação da sociedade da região norte do estado e agradeceu a confiança diante das proposições encaminhadas, com diversos alinhamentos entre Governo e sociedade, destacando esse momento como indutor de muitas conquistas. “É muito importante esse ciclo de diálogos com a sociedade cearense para juntos pensarmos políticas públicas e soluções cotidianas integradas, a partir dos saberes ancestrais, nos proporcionando mais qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico sustentável”, avaliou.

Próximos eventos

Todos os municípios cearenses estarão envolvidos nas atividades. As demais etapas regionais da conferência estadual já têm datas definidas: Cariri e Centro-Sul (dia 4 de abril); Sertão Central, Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé e Vale do Jaguaribe (dia 11 de abril); Grande Fortaleza, Litoral Leste e Maciço de Baturité (dia 18 de abril).